E, após um ano repleto de lançamentos maravilhosos tanto no rock, quanto no metal, fazendo com que nossa tarefa de escolher os melhor álbuns do ano se tornasse muito mais difícil, aceitamos o desafio de apontar os 10 melhores lançamentos de 2022. Na lista anterior, que você pode conferir no link a seguir: https://roadie-metal.com/melhores-lancamentos-internacionais-de-2022-confira-a-opiniao-da-redatora-jennifer-kelly/ trouxemos os melhores lançamentos internacionais, levando-se em consideração a origem dos artistas e das bandas, não sendo brasileiros. Agora, traremos para vocês a lista nacional com os melhores lançamentos de 2022, ou seja contemplando os artistas e bandas de origem brasileira. Ao final da lista, como sempre faço, indicarei 3 menções honrosas. É importante lembrar que esta lista é uma opinião pessoal desta redatora que vos escreve, não refletindo a opinião geral da Roadie-Metal. Preparada? Preparado? Então, eis a minha lista com os 10 melhores lançamentos nacionais de 2022:

10° Lugar: Futhärk – End of Cycle

Vindos do Paraná, essa banda nos trouxe um álbum espetacular para os fãs do folk metal. Uma ótima produção, instrumentais muito bem executados, vocalização pesada, com os guturais na medida certa. Desde 2015 a banda vem lançando singles e agora chegou o full para marcar sua presença definitiva no mapa do metal nacional. Competência aqui não falta. Confira:

9° Lugar: Tito Falaschi – Mirror of Souls

Tito Falaschi é um nome que dispensa apresentações. Com sua vasta experiência no metal, o multi-instrumentista e produtor já deixou seu nome registrado em várias obras importantes do nosso metal, mas uma coisa lhe faltava, o seu álbum pessoal. Não falta mais. Criando uma conexão com suas principais influências, o power metal, o metal tradicional e pitadas do metal oitentista, Tito nos preparou um álbum maduro, forte, coeso e merecedor de figurar em diversas listas de melhores lançamentos do ano. Tito gravou todos os instrumentos e vocais, ainda produziu, gravou, mixou e masterizou sua estreia solo. Ouça:

8° Lugar: Twilight Aura – For a Better World

E o universo que gira em torno do Angra continua em nossa lista. Aqui, temos um dos nomes que passaram pelo início da formação da história da banda, o guitarrista André Bastos. É ele quem está à frente deste projeto, que foi criado no longínquo ano de 1993, trazendo uma sonoridade que mistura metal tradicional com power metal e prog metal. For a Better World é a estreia full do Twilight Aura e foi produzido por quem? Isso mesmo, Tito Falaschi. O lançamento ainda traz uma série de convidados especiais para abrilhantar ainda mais o serviço e tem nos vocais um diferencial, que é a voz feminina de Daísa Munhoz. Bons ingredientes não faltam aqui, então deguste:

7° Lugar: FLEESH – Home Again (A Tribute to Pink Floyd)

O prog atmosférico da FLEESH é figurinha carimbada por aqui, inclusive seu último álbum de estúdio, Eclipsed, lançado no ano passado, também figurou na lista de melhores lançamentos de 2021. O motivo é simples, quero dizer fácil de entender, porque “simples” nunca é. Normalmente, eu não costumo indicar álbuns de covers nas minhas listas de melhores lançamentos, mas aqui eu faço questão abrir uma exceção, isto porque não é fácil – olha a palavra aí de novo – fazer um cover de um ícone do rock progressivo como Pink Floyd. Mas, aqui nós estamos falando do produtor e multi-instrumentista Celo Oliveira e da vocalista Gabby Vessoni, que é um dos nomes mais promissores do momento atual do nosso metal, então, sim, podemos incluir este lançamento na lista. O que essa dupla fez neste álbum, é capaz de deixar qualquer membro original do Pink Floyd orgulhoso. Duvida? Então, ouça:

6° Lugar: RF Force – RF Force

Sabe, olhando essa lista de melhores lançamentos de 2022, eu reparei numa coisa, a grande quantidade de estreias. O pessoal tá mesmo caprichando em seus debuts. Ainda bem, né, porque no final, quem ganha somos nós. Rodrigo Flausino, o RF, capitaneia este grande trabalho de metal tradicional, que chamou muita atenção da mídia, não só no Brasil, mas também no exterior. A experiência de anos dedicados ao metal, por parte dos músicos que compõem o trabalho, faz toda a diferença. Confira:

5° Lugar: Caravellus – Inter Mundos

E vamos lá falar de prog metal novamente, e como eu tenho sempre dito nos vídeos do meu canal no Youtube (https://www.youtube.com/@JennyontheRocks), os nossos músicos não devem em nada aos músicos de bandas gringas, haja vista o número cada vez maior de musicistas brasileiros que estão fazendo parte de line up mundo à fora. Quando se fala em prog, sempre se destaca o virtuosismo dos envolvidos. A Caravellus é uma dessas bandas que quando ouvimos nos dá um orgulho danado por ser brasileira, e ainda por cima vindo do nordeste, ou seja fora do eixo tradicional do metal em nosso país. O álbum Inter Mundos, que é conceitual, mostra um trabalho intricado e extremamente competente, em todos os sentidos, desde sua temática lirica, baseada na obra e na vida de um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, Ariano Suassuna. Além de Leandro Caiçolo nos vocais, a obra traz várias participações especiais. Ouça:

4° Lugar: Marenna – Voyager

A medida que esta lista avança, vai ficando cada vez mais difícil a escolha e uma linha tênue acaba por dividir em números o que poderia estar tudo junto e embolado. Eu preferiria colocar estes próximos álbuns todos na mesma posição, mas infelizmente não posso. Então, temos que graduar os lançamentos, com o novo álbum da banda gaúcha Marenna chegando nesta posição. Hard rock melódico em sua melhor essência, ou na plena etimologia da palavra é a regra em Voyager. E aqui encontramos “Out of Line”, com seu andamento mais pesado e cadenciado, com destaque para a forte marcação da bateria. É uma música elegantemente linda, diferente, a melhor faixa do álbum, na minha opinião e pra mim, esse é o melhor single lançado em 2022. Liderados pelo incansável vocalista Rodrigo Marenna, o grupo não falha e constrói um grande álbum para quem curte música boa e de qualidade. No link a seguir, você pode conferir a resenha completa do álbum, com análise faixa a faixa: https://roadie-metal.com/resenha-marenna-voyager-2022/. Ouça abaixo o álbum Voyager:

3° Lugar: Shaman – Rescue

E vamos ao pódio. Começamos com o novo álbum da icônica banda Shaman. Rescue é um álbum emblemático. Trata-se de uma retomada sofrida, dolorosa, que mexe com o fundo de nossas almas. Era para que a formação clássica da banda tivesse criado esta obra, mas as forças da natureza levaram embora nosso querido Andre Matos, antes ainda de novas músicas serem compostas. Dispostos a levar avante sua história, como uma forma de homenagear seu mestre, a banda recrutou o vocalista Alírio Netto para o posto e botaram mãos à obra, não só na estrada, como também no estúdio e o resultado é esta obra-prima do power metal, que não só resgatou a história perdida, mas homenageou à altura o legado de Andre Matos. Confira:

2° Lugar: Adellaide – Deja Vu

Você conhece bem a lenda da Fênix, certo? Então, com ela em mente podemos comentar sobre o porquê colocamos esse álbum na segunda posição. É até um caso meio semelhante ao antecessor, Rescue, do Shaman. Entre o lançamento de New Horizons (2019) e Deja Vu, a banda passou por profundas mudanças, que envolveram perdas irreparáveis, como a do baixista Cadu Yamazaki, assim como a saída do baterista. Após a reformulação do line up, contando ainda com mudança de produtor, assinando o novo trabalho o chileno Ed Omar Carabantes, a Adellaide ressurge ainda mais forte, criativa, trazendo-nos um brilhante álbum de AOR. Eu até diria que é um dos melhores álbuns de AOR do ano, considerando todos os países juntos. Parando pra pensar no nome do novo álbum, até podemos imaginar que seria algo como ‘já ouvi isso antes’, mas não. Na verdade, a Adellaide vem evoluindo grandemente de um lançamento para o outro e Deja Vu é o melhor trabalho entregue pelo grupo. Para ter uma visão mais ampla deste lançamento, consulte a resenha que escrevi com análise de todas as faixas no link a seguir: https://roadie-metal.com/resenha-adellaide-deja-vu-2022/. Abaixo você confere a audição:

1° Lugar: Electric Sky – Electric Sky

E a medalha de ouro vai para… Electric Sky, o debut álbum da banda paulista Electric Sky. O caso aqui teve um final mais plausível com as minhas primeiras impressões. Se com os lançamentos internacionais, o Rock Believer, do Scorpions, perdeu o posto de melhor álbum do ano, Electric Sky manteve as minhas expectativas até o final. Como diria a linguagem da Fórmula 1, venceu de ponta a ponta. Eu digo isso, porque lá em janeiro, quando o ouvi pela primeira vez, cravei que este seria o melhor álbum nacional do ano. Apesar do tamanho, com apenas 8 faixas, Electric Sky desfila por diversas facetas do heavy metal tradicional. No vídeo que gravei sobre o álbum, no meu canal, no Youtube, analisei cada faixa traçando um paralelo com bandas consagradas em cada faceta do metal explorada aqui de forma muito competente. Relembre aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Y6Nv4b2YzaE&t=10s . Faço a você um convite. Clique no play abaixo e ouça Electric Sky, o melhor lançamento nacional de 2022:

MENÇÕES HONROSAS:

Como eu sempre faço ao final de cada lista dos melhores do ano, até pelo fato de apenas 10 trabalhos, num universo tão amplo de lançamentos, serem tão poucos, costumo presentear outros lançamentos de destaque como menções honrosas. Desta forma, vou indicar abaixo outros 3 trabalhos lançados em 2022, que merecem destaque pela qualidade. São eles:


Facing Fear – Marginal Metal

O Rio de Janeiro nos presentea com este lançamento pesadão, feito com os elementos do mais puro metal. Aqui se ouve uma fusão entre alguns dos nomes mais relevantes da mistura entre o metal e o hard rock. O trabalho tem sido apontado como uma espécie de desabafo para aqueles que vem ralando na cena underground por muito tempo, sem o devido reconhecimento da mídia. Curta:

Alex Meister – Rock and a Hard Place

O guitarrista carioca deu um passo importante na sua já bem-sucedida carreira com este trabalho. Isto porque o músico veio com tudo investindo em sua carreira solo. Ele, que é mais conhecido por seu trabalho à frente da banda glam Pleasure Maker, muito embora já tivesse um EP solo lançado, agora assume o protagonismo. Além de ser indicado como um dos melhores guitarristas de 2022, Alex Meister aqui assume também os vocais, revisitando alguns clássicos de sua banda de origem e trazendo algumas novas canções. Veja detalhes de cada faixa do álbum na resenha que escrevi: https://roadie-metal.com/resenha-alex-meister-rock-and-a-hard-place-2022/. Ouça o álbum no play abaixo:

Sinistra – Sinistra

Imagina uma banda formada por alguns dos nomes mais relevantes da cena do metal nacional? Bem, até aí não é difícil de imaginar, afinal supergrupos são muito comuns atualmente. Daí, eu pergunto: cantando em português? Pois é, esse supergrupo existe e atende pelo nome de Sinistra. O álbum de estreia, auto-intitulado, chegou quase no apagar das luzes de 2022. O vocalista Nando Fernandes (ex-Hangar, Cavalo Vapor), o guitarrista Edu Ardanuy (ex-Dr. Sin), o baixista Luis Mariutti (Shaman, ex-Angra) e o baterista Rafael Rosa (Dirty Dogz) nos trazem um álbum muito pouco comum de se ouvir em nossa lingua pátria, com peso e personalidade. Confira:

Bem, então é isso. Após um ano espetacular no que diz respeito a lançamentos, onde a tarefa de escolher os melhores se tornou árdua, com uma infinidade de novos trabalhos lançados, conseguimos chegar a estes 13 álbuns que merecem um destaque maior por parte desta redatora que vos escreve. É lógico que não dá para contemplar a todos, e muito menos a todos os gêneros ligados ao rock e ao metal, mas o importante é poder trazer como destaques alguns dos melhores lançamentos nacionais de 2022. E, é bom lembrar novamente, os nossos músicos e nossas bandas nâo devem em nada aos estrangeiros, cabendo a nós dar a eles o nosso apoio e ajudar a fortalecer a cena metal brasileira, afinal eles já convivem entre nós e vê-los em cena é muito mais acessível. E pra você, caro leitor, cara leitora, quais foram os melhores álbuns lançados neste ano, aqui no Brasil, na sua opinião? Deixe abaixo seu comentário e enriqueça a nossa lista.

E o desafio já está lançado. 2023 já está batendo às nossas portas e muitos mais lançamentos maravilhosos estão por vir, porque o rock e o metal não morrerão jamais.

“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android”

Encontre sua banda favorita