O guitarrista, compositor e produtor carioca Alex Meister lançou nesta data, via RFL Records, no campo internacional e Classic Metal Records, no Brasil, seu segundo e mais recente álbum solo, intitulado Rock And A Hard Place, uma verdadeira ode ao grandioso glam metal oitentista. O novo álbum começou a ser planejado há 3 anos, quando Alex Meister voltou aos estúdios para relançar um material que estava nos arquivos de sua banda original, a Pleasure Maker, que encerrou as atividades no ano anterior. Alguns clássicos da discografia de sua banda acabaram por receber uma atenção especial do guitarrista, resultando em um álbum que vem chamando a atenção da crítica especializada, e claro para o delírio dos fãs do estilo, há muito esquecido na velha e empoeirada prateleira dos anos 80. Todas as canções que entraram nesta compilação receberam uma caprichada produção e uma bela lavagem, por assim dizer, trazendo agora obras antigas com cheirinho de novo. As canções revitalizadas ficaram tão bem produzidas, que chega a ser uma redundância afirmar que soam ótimas e modernas, tamanha a capacidade técnica do metódico guitarrista. Durante a audição de Rock And A Hard Place fica evidente a grande competência de Alex Meister em não só ter a preocupação de reproduzir seus clássicos antigos, para não decepcionar seus fãs de longa data, mas também trazer uma modernização que se preocupa em agradar os futuros novos fãs, que não conheciam seus trabalhos anteriores. Mas, não é só isso, Alex Meister trouxe de volta seu lado compositor, com algumas canções inéditas fazendo parte do mesmo trabalho, ou seja o antigo e o novo estão de mãos dadas em Rock And A Hard Place.

E aí vem a cereja do bolo, por assim dizer, ou o pulo do gato, pois Alex Meister sai da sua zona de conforto e assume uma função que não lhe era peculiar, pelo menos até esse momento. Acostumado a encantar o público com suas performances energizadas de guitarra e ainda fazendo vocais de apoio, nas canções da Pleasure Maker, do qual essa redatora que vos escreve é testemunha ocular, aqui ele entra de vez na frente dos holofotes e assume os vocais principais em todas as canções. O que se pode dizer sobre essa nova função? É lógico que não se pode comparar os vocais apresentados nas gravações da Pleasure Maker, sobretudo porque os timbres vocais são completamente diferentes. Enquanto na Pleasure Maker, Cláudio Marçal trazia um timbre bem agudo, mais próximo do que era exigido ao estilo glam metal oitentista, com muita energia e uma altura vocal gigantesca, o timbre de Alex Meister, mais contido e menos agudo não permitiria reproduzir fielmente as canções originais e é aí que a produção acerta em cheio, pois trabalha os tons de uma forma que permita que Alex Meister cante sem forçar a voz, trabalhando cada canção de uma forma que soem próprias e mais pessoais.

Rock And A Hard Place inicia com a inédita “Game of Love”. que ganhou um vídeo clipe oficial, há dois meses. A música já começa com a guitarra no talo, afinal é o que se espera de um guitarrista cheio das mais altas credenciais. O andamento é muito bom, uma ótima faixa de abertura. “Feel it This Time” é mais festeira, não deixando o ouvinte ficar parado, levando o corpo logo a se movimentar ao som da canção. A música ainda traz um solo de guitarra veloz e fantástico. “It Ain’t ‘Bout Love” é uma das releituras da Pleasure Maker, sendo a original de seu último álbum, Dancin’ with Danger (2018). O clima volta a ficar mais ameno aqui, com uma faixa mais cadenciada, repleta de vocalizações, mas cheia de feeling. A seguir temos “Twisted Desire”, a faixa-título do segundo álbum da Pleasure Maker, lançado em 2008 e que ganhou hoje um vídeo clipe oficial, que você assiste abaixo. É uma semi-balada poderosa e cheia de sentimento. Confira:

“Lonely is the Night”, que também é retirada de Dancin’ with Danger vem na sequência, sendo mais curta e direta. “Just Thinkin About You” vem de mais longe, aparecendo originalmente no álbum de estreia da Pleasure Maker, Love on the Rocks (2004) e chega pra botar fogo no parquinho, sendo mais animada que as antecessoras. “Next to Me”, mais uma das novas vem a seguir, começando de uma forma bucólica, no choro da guitarra, que anuncia uma linda balada, carregada de sentimentos; ma das mais belas do play. “Hard to Say Goodbye” é mais uma que vem do longínquo álbum de estreia da Pleasure Maker, dando continuidade ao momento mais sentimental da audição, embora não seja necessariamente uma semi-balada.

Estamos chegando naquele momento que nos lembra que o que é bom dura pouco, com a introdução de “Only a Dream”, da mesma época inicial, tpra dar uma animada a mais na audição. “What We Left Behind”, do álbum Twisted Desire, vem a seguir, mais alegre com seu arranjo mais encorpado. Finalizando, vindo do álbum Dancin’ with Danger, da Pleasure Maker, “Chains of Love”, é a chave de ouro do álbum Rock And A Hard Place, tudo o que se espera de um trabalho focado no glam metal, o encerramento perfeito. Eu, como crítica musical, e tendo o privilégio de ouvir antecipadamente esse novo trabalho do guitarrista Alex Meister, pude apreciar o trabalho por mais tempo, para maturar a audição. Isso ajudou a incluir o álbum Rock And A Hard Place entre os melhores lançamentos nacionais de 2022. Alex Meister nos dá aqui uma demonstração do grande musicista que é e que sabe exatamente onde pisar, algo que só os mais experientes conseguem fazer e bem. Aqui não há exageros, tudo está na medida certa e certamente agradará aos mais antigos e saudosistas, assim como os mais novos, que não viveram a era glam. Ficou curioso (a) para ouvir o novo álbum Rock And A Hard Place, do guitarrista Alex Meister? Clique no play abaixo e entre na festa você também:

Alex Meister – Rock And A Hard Place
Data de Lançamento: 16/12/2022
Gravadora: RFL Records (internacional)/ Classic Metal Records (Brasil)

Formação:
Alex Meister – Vocais e guitarras
Cris Gavioli – Baixo
Sidney Sohn – Teclados e programação

“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android”

Encontre sua banda favorita