Na edição de hoje iremos falar sobre o subgênero Symphonic Metal, que é uma mistura de elementos da música clássica e Metal.

Histórico

As primeiras bandas que usaram elementos do Metal sinfônico foram o Celtic Frost no disco “Into The Pandemonium” de 1987 e a música “Dies Irae” da banda de Thrash Metal Believer lançada em 1990.

Outras bandas que também foram pioneiras neste estilo foi o Therion a partir do álbum “Theli” de 1996 e o Haggard no álbum“And Thou Shalt Trust the Seer”, lançado em 1997. Com influências de Boismortier, Mozart, Corelli, Vivaldi, Puccini, Branduardi , Haggard é uma mistura de música orquestral com elementos de Metal, diferentemente de Therion que é Metal com elementos orquestrais.
As bandas Nightwish (com influência de Heavy e Power Metal) e Within Temptation (com influência de Gothic Metal) lançaram seus primeiros álbuns em 1997, que também já possuíam características de Metal sinfônico, combinando o teclado e música clássica.


Características

O Symphonic Metal se caracteriza pela utilização de vocais operísticos, teclados, instrumentos da música erudita, corais e orquestra. Cada banda tem uma personalidade única, pois além dessas características que mencionei acima, há vários gêneros do Metal que essas bandas utilizam.
Outras bandas utilizam atmosferas mórbidas, vocais guturais e a temática geralmente é sobre fantasia, mitologia e álbuns inspirados em óperas e poemas épicos.


Cenário brasileiro do estilo

O Brasil tem várias bandas deste gênero, confira algumas: Save Our Souls, Quantika, Lyria, Aetherea , Neverwinter, M26, Eve Desire, Vangloria Arcannus, Land Of Lemuria, Opera Queen, Dark Valley, BrightStorm, Hamen e Flower Leaf.

Recomendação de álbuns

Therion: a partir do álbum Theli (1996), todos os sucessores
Haggard: todos os álbuns
Nightwish: todos os álbuns
Within Temptation: todos os álbuns
Rhapsody Of Fire: todos os álbuns
After Forever: Prison Of Desire (2000), Decipher (2001) e Invisible Circles
The Sins Of Thy Beloved: Lake Of Sorrow (1998) e Perpetual Desolation (2000)
Slechtvalk: Falconry (2000), The War That Plagues The Lands (2002) e At The Dawn Of War (2005)
Fleshgod Apocalypse: todos os álbuns