Hoje teremos mais uma edição do quadro “Roadie Metal na Fronteira do Desconhecido”, que tem o intuito de trazer mais informações sobre os mais diferentes subgêneros existentes de forma a tirar dúvidas sobre estilos pouco conhecidos, acabar com informações enganosas sobre outros, ou simplesmente indicar algumas bandas para quem quiser se aventurar em gêneros novos. O quadro vai ao ar toda quarta-feira!

Na edição de hoje, falaremos sobre o Metal Industrial.

Histórico

A banda pós-punk britânica Killing Joke foi pioneira no cruzamento de estilos e foi uma influência em grandes bandas ligadas ao Metal Industrial, como Ministry, Godflesh e Nine Inch Nails.

No final da década de 1980, o Metal Industrial e o Heavy Metal começaram a se fundir em um gênero comum, com o EP autointitulado do Godflesh e The Land of Rape and Honey do Ministry.

O Godflesh surgiu em Birmigham, na Inglaterra em 1982, com o nome de Fall Of Because, mas não chegou a gravar nenhuma música quando utilizava esse nome, apenas em 1988, já batizada como Godflesh, a banda lança seu primeiro EP autointitulado, se mantiveram na ativa até 2002, período em que lançaram 6 álbuns -Streetcleaner (1989), Pure (1992), Selfless (1994), Songs Of Love And Hate (1996), Us And Them (1999) e Hymns (2001) -, além do EP já citado.
Em 2010 voltaram à ativa, porém só lançaram um novo álbum de estúdio em 2014, A World Lit Only by Fire e em 2017 veio, o até agora mais recente álbum, Post Self (2017).

Já o Ministry surgiu em 1981, em Illinois, nos EUA e estão na ativa até hoje, com uma breve pausa entre 2008 e 2011, lançaram, até o momento, 14 álbuns de estúdio, o mais recente AmeriKKKa, em 2018.

Nos anos 90 o Metal Industrial estourou mundialmente e diversos subgêneros do Metal foram se fundindo ao Industrial. Nesse período muitas bandas foram influenciadas pelo Industrial, algumas apenas usaram o estilo em algumas músicas ou álbuns e depois voltaram as suas raízes e outras abraçaram completamente o estilo.

Além das bandas que iniciaram o Metal Industrial nos anos 80, bandas como Fear factory, Marilyn Mason, White Zombie, Rob Zombie, Strapping Young Lad, Therapy?, Nailbomb, The Kovenant, Mortiis, Prong, entre outras  levaram o estilo a todo canto do mundo.

Nos últimos anos a Alemanha criou sua própria cena dentro do gênero, o Neue Deutsche Härte (“nova onda alemã”). Lideradas pelo KMFDM e pelo Rammstein ,usando em seus shows os mais variados artifícios computadorizados.

Características

Como próprio nome indica, o Metal Industrial faz uma fusão entre  música industrial com Metal em seus diversos subgêneros. Geralmente é centrado na repetição de riffs de guitarra, samples, linhas de sintetizador ou sequenciador e vocais distorcidos. O estilo tornou-se cada vez mais um sucesso comercial na década de 1990.

Cena brasileira

No Brasil o Metal Industrial continua no underground, como uma das principais bandas nacionais no estilo podemos citar a Chipset Zero, além de Nailbomb, (projeto de Max Cavalera com Alex Newport), e o The Mist, principalmente no álbum Gottverlassen.

Discografia Indicada

Godflesh – Godflesh
Ministry – The Land Of Rape And Honey
Fear Factory – Obsolete
Nine Inch Nails – The Downward Spiral
The Mist – Gottverlassen
Nailbomb – Point Blank
Prong: Cleansing
White Zombie: Astro Creep 2000
Strapping Young Lad – Heavy As a Really Heavy Thing
Chipset Zero – Red-O-Matic