Hoje teremos mais uma edição do quadro “Roadie Metal na Fronteira do Desconhecido”, que tem o intuito de trazer mais informações sobre os mais diferentes subgêneros existentes, de forma a tirar dúvidas sobre estilos pouco conhecidos, acabar com informações enganosas sobre outros, ou simplesmente indicar algumas bandas para quem quiser se aventurar em gêneros novos. O quadro vai ao ar toda quarta-feira!

Na edição de hoje, falaremos sobre o estilo Neue Deutsche Härte!

História

Como se pode imaginar pelo nome, mais facilmente chamado de NDH, o estilo nasceu na Alemanha na década de 90, e têm como premissa a mistura do metal industrial com influências de Techno e música eletrônica.
Falando bem mais resumidamente, o NDH é um estilo em que aos meus ouvidos, é uma “cria” de Marilyn Manson com Rammstein!

Alguns veículos apontam o lançamento de “Herzeleid”, do Rammstein em 1995, como o ponto de partida do NDH, mas na verdade esse disco foi inspirado pelo disco “Sperm”, da banda também alemã Oomph!, lançado em 1994.

E será essa a primeira banda a ser citada!
A banda Oomph! surgiu em 1982, mas teve o seu primeiro álbum auto-intitulado lançado apenas em 1992, e foi super aclamado nos EUA, chegando a alcançar o Top 3 nas paradas das rádios universitárias, e foi uma das responsáveis para que bandas de metal alemãs começassem a serem ouvidas com mais confiança pelos americanos. Que foi o caso do Rammstein, que teve como influência o segundo álbum da banda, “Sperm”, quando lançou “Herzeleid” em 1995.
Eles foram os primeiros a mesclarem o industrial com o techno, mas com uma leve pitada de gothic metal!

Mas mesmo não sendo a primeira banda no estilo, Rammstein segue sendo a mais famosa e respeitada do NDH. Rammstein surgiu em 1994, seguindo o metal industrial e por sua vez..o NDH! A banda é conhecida por suas letras fortes, e pelos seus shows teatrais e repletos de pirofagia. Os shows costumam ser censurados, proibidos para menores de 18 anos, pelo fato das letras e clipes conterem cunho sexual, e porque o Rammstein em um show nos EUA chegou a se apresentar sem roupas!!!

https://www.youtube.com/watch?v=2uooDw-e9wE&ab_channel=brianalex2.1

Outra influência no estilo é a banda Stahlhammer, “Martelo de Aço“, formada em 1992, e o diferencial da banda é que eles não fazem apenas a junção do metal industrial com o techno, mas suas músicas também apresentam sonoridades do hardcore.

Depois de Rammstein, a segunda banda que é dita como sucesso no estilo, é a Unheilig, e transita entre o NDH e o rock gótico. A banda foi fundada em 1999 e sempre foi sucesso no underground e até nas boates góticas alemãs no início da década de 2000. Em 2010 a banda lançou o álbum “Grosse Freiheit” , que vendeu mais de 2 milhões de cópias e alcançou o 1º lugar nos charts da Alemanha e Áustria.
A banda varia entre faixas e álbuns mais cadenciados, para outros pesados e dignos de metal industrial!

Cenário Brasileiro

Como o NDH, que traduzido seria “Nova Onda Alemã“, podemos constatar que o estilo se mantém apenas na Alemanha. Obviamente que no Brasil existem bandas que misturam metal com um pouco de techno, principalmente as bandas de Gothic Metal, mas nenhuma que se encaixe exatamente no NDH.

Características

O NDH basicamente tem os instrumentos genéricos usados nas bandas de metal, mas também fazem uso de samplers, teclado e sintetizadores. No vocal, os guturais são usados, mas também se colocam efeitos nas vozes limpas.
Em alguns casos, pode ter influências de gótico e new wave.

Discografia Indicada
Rammstein – “Herzeleid]”
OOMPH! – “OOMPH!”
OOMPH! – “Sperm”
Eisbrecher – “Eisbrecher”
Stahlhammer – “Killer Instinkt”
Unheilig – “Phosphor”

Encontre sua banda favorita