Durante a turnê “Amorica or Bust” de 1995, muitos dos relacionamentos dentro do The Black Crowes tinham azedado, o mais público deles foi o dos irmãos Chris e Rich Robinson. “Nós apenas odiamos um ao outro”, observou Rich na edição de setembro de 1996 da revista Acoustic Guitar. “É apenas uma fase normal que as bandas passam. Houve muita bagagem emocional e todos ficaram nervosos uns com os outros, nós quase terminamos algumas vezes, mas finalmente nos resolvemos e seguimos em frente”.

Com essa nova atitude, a banda começou a planejar o que seria seu quarto álbum de estúdio. O trabalho anterior, “Amorica or Bust” de 1994, foi muito mais uma gravação de estúdio, com muitos overdubs e outros floreios musicais. Esta foi uma mudança distinta do segundo trabalho da banda, 1992, “The Southern Harmony” e “Musical Companion”, que foi gravado em oito dias com pouco ou nenhum overdubs. Muito disso foi atribuído ao produtor Jack Joseph Puig, que ocupou o conselho de Amorica. “O álbum de oito dias saiu de 15 meses de turnê e nós ainda estávamos apenas voando”, disse o então baixista Johnny Colt ao RockNet em 1995.

Em vez de fazer outro disco de “estúdio” como Amorica, a banda optou por uma abordagem diferente nos últimos meses de 1995. Chris sugeriu que, em vez de reservar um hotel por seis meses, seria mais legal se alugássemos uma casa para todos para ficar “, Rich Robinson observou em 1996.” Então, Chris se mudou para a casa, e eu trouxe a minha pequena placa para trabalhar nas demos. Parecia tão legal que eu trouxe minha prancha grande, e o resto da minha merda e nós alugamos um sidecar de Neve por 10 canais extras.

Quando a pré-produção de “Three Snakes and One Charm” começou, várias músicas escritas com Chris e Rich Robinson em diferentes lados dos Estados Unidos. Rich escreveria e gravaria músicas em Atlanta, GA, e enviaria seus resultados para Chris em Los Angeles, CA. “A escrita à distância foi apenas algo que fizemos para tornar o processo mais concreto”, Rich disse à revista Acoustic Guitar em 1996. “Eu tinha muitos fragmentos que escrevi em turnê e precisei ouvir o que Chris faria com eles”.

Uma vez que as idéias básicas foram gravadas em fita, a banda se reuniu na casa em Atlanta, GA (batizada Chateau de la Crowe pela banda) para começar as sessões das Três Serpentes. O então tecladista Eddie Harsch recorda: “Quando chegamos a Atlanta, Chris e Rich nos colocaram em uma sala e nos fizemos as demos.

Foi durante a gravação de “Three Snakes” que a banda decidiu introduzir novos elementos na música, sendo a mais notável uma seção de trompas em “(Only) Halfway to Everywhere” e “Let Me Share The Ride”. A banda atribuiu as texturas sonoras de Three Snakes às nuances da gravação em uma casa. “É uma vibe totalmente diferente em uma casa, muito mais propícia a ser criativa”, comentou Rich Robinson em 1996. Outros membros da banda atribuíram a atmosfera mais comum do Chateau de la Crowe ao sucesso do álbum. “Vivemos e respiramos juntos o dia todo”, lembra o então baixista Johnny Colt.

O Black Crowes começou a turnê de “Three Snakes and One Charm” em 5 de julho de 1996 em Burbank, Califórnia, onde o álbum recebeu sua estréia mundial. O álbum teria seu lançamento oficial em 23 de julho de 1996, várias semanas em uma turnê mundial que iria direto até o final do ano e para o próximo, expandindo seu repertório em concerto para mais de noventa músicas. Como forma de promoção, a banda realizou várias transmissões de rádio e televisão para mostrar o novo álbum. A mais notável dessas aparições veio quando a banda apareceu no programa de televisão VH1 Storytellers no verão de 1996. O show foi relativamente novo na época, com cada episódio capturando artistas se apresentando na frente de uma plateia ao vivo (principalmente pequena e íntima). contando histórias sobre sua música, escrevendo experiências e memória, o Black Crowes foi a quinta da série, que viu 87 episódios acima de sua série original.

O álbum acumulou críticas geralmente positivas após o seu lançamento. Stephen Thomas Erlewine deu ao álbum três estrelas no AllMusic, afirmando que o álbum era “um álbum vencedor, principalmente porque a musicalidade dos Black Crowes continua a se aprofundar – as fusões musicais e o ecletismo eram perfeitos”. A revista Rolling Stone também deu ao álbum três estrelas, notando que “funciona melhor quando deixa de lado a pretensão de clareza dos álbuns, das oblíquas referências dos Beatles em ‘Nebakanezer’ e ‘Bring On, Bring On’ ao funk Sly Stone-cum-Al Green de” ( Only) Halfway to Everywhere ‘e a resignação acústica de’ Better When You’re Not Alone”.

O logotipo da capa do álbum se parece com uma inserção de registro de 45 rpm. Uma edição limitada do álbum também foi disponibilizada, incluindo sete EPs de vinil de 7 “, um adaptador personalizado de 45 rpm em formato de logotipo da capa do álbum e um pôster com uma face da banda.

Músicas:
01. Under a Mountain
02. Good Friday
03. Nebakanezer
04. One Mirror Too Many
05. Blackberry
06. Girl from a Pawnshop
07. (Only) Halfway to Everywhere
08. Bring On, Bring On
09. How Much for Your Wings?
10. Let Me Share the Ride
11. Better When You’re Not Alone
12. Evil Eye