E lá se vão 23 anos que Mx Cavalera deixaria o Sepultura, e nesse tempo muita coisa aconteceu, mas existe um fator que salta aos olhos prontamente: como o Soulfly evoluiu, o primeiro álbum, lançado em 1998, era bem comum, ainda uma ressaca do Sepultura, mas os caras foram crescendo, aprimorando o som, buscando a própria identidade e Max finalmente apresenta um trabalho que faz jus à sua carreira.

Para quem nunca ouviu, é difícil descrever o som, mas vamos dizer que é algo bem pesado, um Thrash Metal com viagens psicodélicas e abruptas, sem precedentes. No começo de carreira, Max enchia as músicas com aquelas batucadas, mas ele deixaria essa percussão brasuca de lado e investiria em algo com um pé no Thrash e outro na inovação, mesclando o peso com passagens mais calmas, atmosféricas, enfim, só ouvindo para entender.

Todas as faixas são igualmente legais, a única que destoa um pouco é a bobinha “Molotov”, com a participação de Billy Milano e Paul Fillipenko. Honestamente, Max já passou da fase de encher uma música com palavrões para parecer um cara bacana, soa mais como uma brincadeira no meio de tantas composições bem construídas e, por falar em participações especiais, além das já citadas, temos também Dave Ellefson (ex-Megadeth), Nemanja “Coyote” Kojic e Ritchie Cavalera.

Para complementar, temos a última faixa, “Soulfly V”, já é uma tradição na carreira da banda fechar o álbum com uma composição instrumental mas aqui Max Cavalera se superou. Não temos apenas algo belíssimo mas é simplesmente a melhor música instrumental que ouvi em muitos anos, com um ritmo mais calmo, bem viajante.

‘Dark Ages’ é um álbum a beira da perfeição, que agrada tanto os antigos fãs do Sepultura quanto uma molecada mais nova que está tendo seus primeiros contatos com o mundo do Metal pesado.

Formação:
Max Cavalera: Vocais e guitarras
Marc Rizzo: Guitarras
Bobby Burns: Baixo
Joe Nuñez: Bateria

Músicas:
01. The Dark Ages
02. Babylon
03. I And I
04. Carved Inside
05. Arise Again
06. Molotov
07. Frontlines
08. Innerspirit
09. Corrosion Creeps
10. Riotstarter
11. Bleak
12. (The) March
13. Fuel The Hate
14. Stay Strong
15. Soulflly V