Dizem que quando o cisne canta, o motivo é que a morte se aproxima dessa belíssima ave, embora a mesma somente emita uma espécie de ruído, o mito de que essa ave nos presenteia com um belo canto quando percebe que seu fim se aproxima da origem ao velho jargão que designa a última obra de um artista como sendo seu canto de cisne.
E no caso que aqui nos ocupa esse canto não poderia ser mais belo de uma banda que sempre ocupou o posto mais alto entre os gênios da música, com quase cinco décadas de existência, ‘Division Bell’ é o décimo quarto disco e colocaria um ponto final na carreira desse verdadeiro gigante, é provável que não fosse essa a intenção, mas uma vez escutado, a sensação de que o fim estava próximo sempre pairava.
David Gilmour e Nick Mason voltariam a contar com o tecladista Richard Wright que agora faria realmente parte do grupo como um membro oficial e, deixaria de ser um musico contratado. Polly Samson (esposa de Gilmour), teria uma grande participação nas letras e Storm Thorgerson novamente ficaria encarregado da capa.
‘Division Bell’ alusão à campainha que anuncia as votações do parlamento britânico estava todo envolto em tom nostálgico que continha um presságio de ali estar à última obra, um toque melancólico, épico e belo que Gilmour e o restante da banda quase que anunciava sua despedida, e isso no já longínquo ano de 1994 foi motivo de suposições e hipóteses por todo universo musical da época.
A instrumental “Cluster One” abre o álbum trazendo a memória tempos passados, bonitas recordações e épocas de glorias da banda que de certa forma ficaram no passado e são novamente trazidas aqui. Outra questão positiva é ver Richard Wright como compositor adjunto em três temas e como compositor principal no instrumental de “Wearing The Inside Out”, música que ele também assume os vocais.
Outra música que nos remota lembranças passadas é “Marooned”, outra bela instrumental com Gilmour sendo um destaque com sua guitarra e improvisando um solo que consegue coloca lá junto a míticas músicas do nível de “One of These Days”, para citar uma, isso se tal comparação for possível.
Gilmour também está magnífico em “What Do You Want From Me” passando um lado mais agressivo até então nunca explorado tanto nas linhas vocais como em seus solos, transformando esse tema em um dos melhores do álbum. A banda transita por um lado mais comercial nas faixas “Take It Back” e “Coming Back To Life”, mas isso não é inconveniente algum, pelo contrario, pois a melodia da primeira, e o ritmo da segunda no momento que surgem todos os instrumentos, fazem dessas duas musicas os temas mais animados da obra, assim como em “Keep Talking” música que une a perfeição técnica com a perfeição de seus coros.
“Poles Apart” apresenta toques folk e traz referências aos antigos membros Syd Barret e Roger Waters, “Lost For Words” com sua beleza acústica, “A Great Day For Freedom” um emotivo canto sobre as supostas liberdades do extinto bloco do leste europeu todas as três não poderiam estar mais bem escritas e interpretadas, onde um David Gilmour canta cuidadosamente como se o tempo não passasse para ele.
Nunca saberemos ao certo se a banda tinha a intenção ainda de nos presentear com outro álbum de estúdio, mas tudo indica que sim, pois o próprio Wright deu a entender em 96 que a banda havia se juntando novamente com tal intuito, porém tal feito não se ocorreria, e mesmo havendo uma reunião (inclusive com Waters), para a gravação de um mais álbum ao vivo, a morte de Rick três anos depois fez com que essa possível volta fosse abortada.
É certo que este álbum não pode ser comparado a clássicos como ‘The Dark Side of The Moon’, ‘Wish You Were Here’ ou ‘The Wall’, no entanto ele apresenta imensa qualidade. “High Hopes” fecha o álbum com extrema genialidade. Para encerrar é bem provável que daqui a 500 anos o nome desse gigante inglês ainda constará como um dos maiores da história da música!
Formação:
David Gilmour (guitarra, vocal, teclado e baixo);
Nick Mason (bateria e percussão);
Richard Wright (teclados e vocal)
Músicas:
01. Cluster One
02. What Do You Want From Me
03. Poles Apart
04. Marooned
05. A Great Day For Freedom
06. Wearing The Inside Out
07. Take It Back
08. Coming Back To Life
09. Keep Talking
10. Lost For Words
11. High Hopes.