Roadie Metal Cronologia: Mr. Big – …The Stories We Could Tell (2016)

É incrível pensar que algumas bandas de Hard Rock/Glam Metal (no sentido musical, não no visual) sobreviveram aos duros tempos impostos pela moda Grunge/Alternativo nos EUA durante os anos 90. Era difícil, uma vez que camisas de flanela, pensamento “down” e discos do NIRVANA apareciam até dos bueiros. Bem, toda moda parece ter suas exceções, e um dos ilustres nomes do Hard que sobreviveram com relativo sucesso foi o MR. BIG, quarteto norte-americano que havia chegado ao sucesso com a dobradinha “Mr. Big” de 1989 e “Lean Into It” de 1991, que continuou fazendo música até encerrar as atividades em 2002 (justamente após o fim do Grunge). Mas eles voltaram em 2009, e “…The Stories We Could Tell” é o segundo disco da volta, e o segundo com a formação clássica.

Como todo mundo está cansado de saber, o quarteto tem duas feras em seus instrumentos em sua formação: o guitarrista Paul Gilbert (do RACER X) e o baixista Billy Sheehan (que tocou antes no TALAS e na banda de David Lee Roth, e hoje, toca no SONS OF APOLO e WINERY DOGS), considerados ases. Nisso, temos o vocalista Eric Martin (que vinha de uma longa carreira solo e outros trabalhos bem desconhecidos) e Pat Torpey (que antes era músico contratado, e que chegou a tocar em uma turnê do THE KNACK), dois ilustres desconhecidos até entrarem na banda. Deu tão certo sua fórmula de Hard/AOR com “inserts” de Classic Rock dos anos 70 que foram um sucesso comercial enorme nos EUA e Japão (onde são reverenciados até hoje). Mas “…The Stories We Could Tell” mostra a banda em um jeito que realmente está mais Classic Roc, mas selvagem e duro que na época de “Lean Into It”, mais encorpado e cheio de energia (em parte pela voz de Eric, que ficou mais elegante e com um toque de agressividade ótimo com o passar dos anos), soando um pouco THE WHO/LED ZEPPELIN, mas sem ser uma cópia (e nem precisariam disso). E apesar de serem excelentes músicos individualmente, o foco é manter as canções sólidas e melódicas, sem exibições técnicas desnecessárias. E verdade seja dita: é um disco excelente!

A produção foi feita por Pat Regan (que trabalhou com nomes como WARRANT, KISS, DEEP PURPLE, KEEL), que soube deixar tudo soando orgânico e artesanal, com um mix inteligente desses aspectos com a clareza moderna. Aliás, o feeling descompromissado do disco é tamanho que não se ouvem bases de guitarras quando rolam solos, mostrando a necessidade do quarteto de soar próximo do “ao vivo” em seus discos.

Não é necessário ficar aferindo melhores faixas em um disco do MR. BIG, pois qualidade é um sobrenome para sua música. “Gotta Love the Ride” é monolítica, um colosso Classic Rock com ótimas melodias e uma pegada cheia de energia (e que vocais e guitarras); “Fragile” tem um ritmo mais ameno e vagaroso, mas mesmo assim, a energia Hard Rock do grupo é ótima (e que refrão pegajoso); o Rock descompromissado e solto de “Satisfied” (a solidez rítmica é ótima, mas sem estragar o jeitão ameno da canção); a belíssima balada “The Man Who Has Everything” com suas partes acústicas excelentes; a Bluesy/Country Rock “What If We Were New?” com baixo e bateria ótimos, segurando um ritmo melodioso e recheado de backing vocals de primeira; o feeling anos 70 de “East/West” com suas guitarras bem pensadas e contrastes entre momentos mais introspectivos e limpos com partes elétricas; o Rockão pé-na-porta em “The Light of Day” e em “It’s Always About That Girl”, e o peso pegajoso e arrastado de “The Stories We Could Tell” são as mais indicadas para iniciantes. Os que já são fãs não têm o que reclamar.

Mesmo não sendo um clássico do grupo, “…The Stories We Could Tell” é um disco e tanto, provando que o tempo não corroeu o quarteto, e que o MR. BIG ainda tinha espaço de sobra na cena.

Banda

Eric Martin – Vocais

Paul Gilbert – Guitarras, backing vocals

Billy Sheehan – Baixo, backing vocals

Pat Torpey – Bateria, percussão, backing vocals

Músicas

01 Gotta Love the Ride

02 I Forget to Breath

03 Fragile

04 Satisfied

05 The Man Who Has Everything

06 The Monster in Me

07 What If We Were New?

08 East / West

09 The Light of Day

10 Just Let Your Heart Decide

11 It’s Always About That Girl

12 Cinderella Smile

13 The Stories We Could Tell

Encontre sua banda favorita