É incrível pensar que algumas bandas de Hard Rock/Glam Metal (no sentido musical, não no visual) sobreviveram aos duros tempos impostos pela moda Grunge/Alternativo nos EUA durante os anos 90. Era difícil, uma vez que camisas de flanela, pensamento “down” e discos do NIRVANA apareciam até dos bueiros. Bem, toda moda parece ter suas exceções, e um dos ilustres nomes do Hard que sobreviveram com relativo sucesso foi o MR. BIG, quarteto norte-americano que havia chegado ao sucesso com a dobradinha “Mr. Big” de 1989 e “Lean Into It” de 1991, que continuou fazendo música até encerrar as atividades em 2002 (justamente após o fim do Grunge). Mas eles voltaram em 2009, e “…The Stories We Could Tell” é o segundo disco da volta, e o segundo com a formação clássica.
Como todo mundo está cansado de saber, o quarteto tem duas feras em seus instrumentos em sua formação: o guitarrista Paul Gilbert (do RACER X) e o baixista Billy Sheehan (que tocou antes no TALAS e na banda de David Lee Roth, e hoje, toca no SONS OF APOLO e WINERY DOGS), considerados ases. Nisso, temos o vocalista Eric Martin (que vinha de uma longa carreira solo e outros trabalhos bem desconhecidos) e Pat Torpey (que antes era músico contratado, e que chegou a tocar em uma turnê do THE KNACK), dois ilustres desconhecidos até entrarem na banda. Deu tão certo sua fórmula de Hard/AOR com “inserts” de Classic Rock dos anos 70 que foram um sucesso comercial enorme nos EUA e Japão (onde são reverenciados até hoje). Mas “…The Stories We Could Tell” mostra a banda em um jeito que realmente está mais Classic Roc, mas selvagem e duro que na época de “Lean Into It”, mais encorpado e cheio de energia (em parte pela voz de Eric, que ficou mais elegante e com um toque de agressividade ótimo com o passar dos anos), soando um pouco THE WHO/LED ZEPPELIN, mas sem ser uma cópia (e nem precisariam disso). E apesar de serem excelentes músicos individualmente, o foco é manter as canções sólidas e melódicas, sem exibições técnicas desnecessárias. E verdade seja dita: é um disco excelente!
A produção foi feita por Pat Regan (que trabalhou com nomes como WARRANT, KISS, DEEP PURPLE, KEEL), que soube deixar tudo soando orgânico e artesanal, com um mix inteligente desses aspectos com a clareza moderna. Aliás, o feeling descompromissado do disco é tamanho que não se ouvem bases de guitarras quando rolam solos, mostrando a necessidade do quarteto de soar próximo do “ao vivo” em seus discos.
Não é necessário ficar aferindo melhores faixas em um disco do MR. BIG, pois qualidade é um sobrenome para sua música. “Gotta Love the Ride” é monolítica, um colosso Classic Rock com ótimas melodias e uma pegada cheia de energia (e que vocais e guitarras); “Fragile” tem um ritmo mais ameno e vagaroso, mas mesmo assim, a energia Hard Rock do grupo é ótima (e que refrão pegajoso); o Rock descompromissado e solto de “Satisfied” (a solidez rítmica é ótima, mas sem estragar o jeitão ameno da canção); a belíssima balada “The Man Who Has Everything” com suas partes acústicas excelentes; a Bluesy/Country Rock “What If We Were New?” com baixo e bateria ótimos, segurando um ritmo melodioso e recheado de backing vocals de primeira; o feeling anos 70 de “East/West” com suas guitarras bem pensadas e contrastes entre momentos mais introspectivos e limpos com partes elétricas; o Rockão pé-na-porta em “The Light of Day” e em “It’s Always About That Girl”, e o peso pegajoso e arrastado de “The Stories We Could Tell” são as mais indicadas para iniciantes. Os que já são fãs não têm o que reclamar.
Mesmo não sendo um clássico do grupo, “…The Stories We Could Tell” é um disco e tanto, provando que o tempo não corroeu o quarteto, e que o MR. BIG ainda tinha espaço de sobra na cena.
Banda
Eric Martin – Vocais
Paul Gilbert – Guitarras, backing vocals
Billy Sheehan – Baixo, backing vocals
Pat Torpey – Bateria, percussão, backing vocals
Músicas
01 Gotta Love the Ride
02 I Forget to Breath
03 Fragile
04 Satisfied
05 The Man Who Has Everything
06 The Monster in Me
07 What If We Were New?
08 East / West
09 The Light of Day
10 Just Let Your Heart Decide
11 It’s Always About That Girl
12 Cinderella Smile
13 The Stories We Could Tell