Lançado no ano de 1996 “Into The Unknown” alcançaria um feito curioso dentro de toda discografia do Mercyful Fate, sendo até hoje o álbum com maior êxito comercial da banda, e esse fato curioso é até hoje motivo para discussão pela sua legião de fanáticos seguidores. “Into The Unknown” está longe de ser considerado um álbum mediano na quase perfeita discografia da banda, porém por mais que seja um bom álbum “Into The Unknown”, não se coloca em pé de igualdade aos discos considerados clássicos dessa influente banda dinamarquesa liderada pelo vocalista King Diamond e pelo guitarrista Hank Shermann.
O disco se inicia com “Lucifer”, introdução curta que King usa vozes distorcidas e que abre caminho para “The Uninvited Guest”, ótima música mostrando King em grande forma, excelentes riffs e muito bumbo duplo, a histórica dupla de guitarristas Hank Shermann e Michael Denner se destacam muito com solos impressionantes e “The Uninvited Guest” é sem duvida uma das melhores músicas já escritas pela banda.
O disco se mantém em alto nível com “The Ghost of Change” com um riff bem clássico e característico da banda, assim como os vocais de King, e mudanças de ritmo acontecem com bastante frequência, outra música bem característica é “Listen to Bell”, e “Fifteen Men” é outra excelente música, iniciada com uma bela introdução de baixo, onde segundos mais tarde um riff épico é executado, essa música nos remete ao velho estilo Mercyful Fate. “Into The Unknown” é uma das minhas favoritas, com mudanças de ritmo lembra muito a época do clássico absoluto “Melissa”.
O disco se encerra como a chamativa e melódica “Kutulu”(The Mad Arab, parte 2), e King da uma aula nessa música, além das guitarras influenciadas pela música árabe fazendo alusão ao titulo da canção. Muitas pessoas atribuem o massivo sucesso de “Into The Unknown” graças ao vídeo para a música “The Uninvited Guest”, e realmente a saudosa MTV o exibiu por diversas vezes no Fúria Metal, certamente foi a melhor fase da banda comercialmente falando, e a mesma alcançaria um bom posto visto que em 1996 o heavy metal não atravessa seu melhor momento, outra curiosidade da banda na época foi que ela chegaria ao posto de 31 no top finlandês, permanecendo ali por duas semanas.
Formação
King Diamond; Vocal e teclado
Hank Shermann; Guitarras
Michael Denner; Guitarras
Sharlee D’Angelo; Baixo
Bjarne T. Holm; Bateria
Músicas
1 Lucifer
2 The Uninvited Guest
3 The Ghost of Change
4 Listen to Bell
5 Fifteen Men
6 Into The Unknown
7 Under The Spell
8 Deadtime
9 Holy Water
10 Kutulu