Roadie Metal Cronologia: Def Leppard – Songs from the Sparkle Lounge (2008)

Desde o Rock In Rio de 2017 tenho prestado atenção no Def Leppard. Não! Não sou fã da banda, muito menos escutei a discografia completa dos caras. O que me levou a prestar atenção foi justamente por achar a apresentação da banda sem graça, sem feeling e pegada. Por conta de trabalhar com alguém que gosta da banda, acabei ouvindo de tabela alguns álbuns, como “On Through the Night“, “Pyromania” e “Hysteria“. Confesso que do primeiro até gostei, mas os outros foi difícil ouvir.

Eis que, na minha vez no Cronologia, a missão de resenhar caiu com o álbum “Songs from the Sparkle Lounge“, décimo da banda lançado em 2008. A audição começou melhor que o esperado com a ótima faixa de abertura “Go“, um Hard Rock mais pesado e com muita energia. Seus riffs me agradaram bastante. Após isso, a audição começou a ser tediosa para mim, pois o mesmo sentimento que tive ao assistir ao show do Rock In Rio se repetia.

Faixas como “Nine Lives” você ouve em todo disco de Hard Rock, mesma estrutura, mesmo refrão com o coro acompanhando o vocal. O mesmo para “C’mon C’mon“, que se me dissessem que era uma canção do Steel Panther eu acreditaria.

Com a balada “Love” foi onde tive um momento de “euforia”, com uma bela abertura acústica e Joe Elliott cantando muito bem. Realmente a balada foi a faixa que mais me agradou na audição. “Tomorrow” e “Cruise Control” contam com ótimos grooves do baixo de Rick Savage, mas só isso.

Only The Good Die Young” é outra mais calma e tem um bom refrão, mas nada que empolgue. “Bad Actress” passou até despercebida, apesar de ser mais animada. Mais pesada, “Come Undone” ainda dá um gás na reta final, mas onde era pra ser o ápice na faixa final, “Gotta Let It Go” soa mais uma vez comum, sem clima algum de final de álbum.

Apesar da audição sem graça, vale ressaltar a ótima produção, com tudo bem cristalino e encaixado, algo que é o mínimo que se espera de uma banda de grande porte.

Muitos que chegaram até aqui podem estar querendo me crucificar, mas o Def Leppard, para mim, nunca estará no nível para se tornar indispensável na discografia. Longe daquilo que foi nos primeiros álbuns, agora falta alguma coisa, algo fora da curva, como tem o Steel Panther, Halestorm, Aerosmith, Motley Crue, Whitesnake, além de várias outras bandas do estilo que apresentam algo que te prende e te faz querer ouvir mais. No fim das contas, na mais sincera opinião, não valeu a pena a audição.

Def LeppardSongs from the Sparkle Lounge
Data de Lançamento: 25/04/2008
Gravadora: Universal

Tracklist:
01. Go
02. Nine Lives (feat. Tim McGraw)
03. C’mon C’mon
04. Love
05. Tomorrow
06. Cruise Control
07. Hallucinate
08. Only The Good Die Young
09. Bad Actress
10. Come Undone
11. Gotta Let It Go

Encontre sua banda favorita