INTRODUZINDO: com a saída de cena do Yes em 1981, Steve Rowe se viu com tempo livre para se juntar a seu ex companheiro de Yes, o tecladista Geoff Downes, bem como ao vocalista John Welton (King Crimson, Wishbone Ash) e Carl Palmer (Emerson Lake & Palmer) dando vida a um novo projeto: nascia o ASIA.

RELEASE: Alpha é o segundo álbum de estúdio da banda britânica de rock ASIA. Alpha foi lançado em 26 de julho de 1983 nos Estados Unidos e em 12 de agosto de 1983 no Reino Unido pela gravadora Geffen Records. O disco foi gravado no Le Studio, na cidade de Morin-Heights, Quebec, e Manta Sound em Toronto, de fevereiro a maio de 1983. O álbum foi produzido por Mike Stone, que também produziu o debut da banda. A arte da capa foi desenhada por Roger Dean, conhecido por seu trabalho com o YESAlpha foi reeditado várias vezes, especialmente no Japão. 

Asia – The Smile Has Left Your Eyes

DISSECANDO O DISCO: a faixa de abertura, Don’t Cry já começa empolgante: fãs de Pink Floyd e Yes identificam de imediato sua praia! A música é cativante e harmoniosa, recheada de bons momentos, com destaque para o refrão que é energético, animado! Na sequencia, The Smile Has Left Your Eyes exalta os ânimos com uma melodia pegajosa, ao melhor estilo anos ’80. Never In A Million Years tem uma batida mais cadenciada, síncrona, que carrega o ouvinte em uma marcha incessante. My Own Time (I’ll Do What I Want) tem uma abertura fantástica, que cede espaço a um leve dedilhar de cordas acompanhado de vocal aveludado. The Heat Goes On possui uma intro encantadora no piano, que logo cede lugar a uma melodia mágica. Vulgarmente, tive uma leve impressão desta música se tratar de uma abertura de algum “anime”. Eye To Eye tem uma proposta mais diferenciada ainda. Pareceu-me uma mistura de “balada” com “mambo”. O coral crescente de vozes no pré-refrão é até legal. The Last To Know é mais uma que se inicia com piano. A esta altura, eu já não consigo mais diferenciar uma intro das outras. Achei que a música demorou demais para se desenvolver, quando ela se transforma em algo “melhor”. True Colors chegou para dar um agito – no que estava quase monótono. Mas, não que seja algo que vá “abalar estruturas”. Midnight Sun soa exatamente como as anteriores. Open Your Eyes é uma boa canção, que cumpriu bem o papel de fechamento deste disco.

OPINIÃO DO REDATOR: o ASIA, sem dúvida nenhuma, pouco se aproxima do YES, apesar de contar com praticamente a mesma formação. Confesso, para este redator, o disco inteiro mais pareceu uma única canção – de cerca de 40 minutos! O disco até é bem produzido, com momentos encantadores, contudo, não posso considera-lo como uma “obra de arte”, algum “Legado de Ouro” à humanidade. O maior ponto que posso destacar é que: todas as canções se iniciam com teclados -seja piano, seja órgão ou synth; todos os refrãos possuem um inúmero de vozes; e não percebi nenhum “solo” palatável. A banda é de extrema qualidade, os músicos são excepcionais, contudo, particularmente, eu apenas “esperava mais”.

Faixas:

Don’t Cry
The Smile Has Left Your Eyes
Never In A Million Years
My Own Time (I’ll Do What I Want)
The Heat Goes On
Eye To Eye
The Last To Know
True Colors
Midnight Sun
Open Your Eyes