Resenha: Válvera – Cycle Of Disaster (2020)

Não é todo dia que uma banda completa 10 anos de carreira, e tal feito não pode jamais ser ignorado. Claramente, os thrashers paulistanos do VÁLVERA tem ciência disso, portanto, agendaram o lançamento de seu novo e caprichado álbum de estúdio, “Cycle Of Disaster”, para 28 de Agosto próximo, o qual será distribuído mundialmente pela Brutal Records.

Este é o terceiro full-lenght do grupo, sucessor direto de “Back To Hell” (2017), e relacionando com os trabalhos anteriores, nota-se que existe uma nítida evolução em todo e qualquer aspecto imaginável. Por mais que o disco anterior fosse acima da média, pecava por se ater muito fortemente à determinadas influências (especialmente do Metallica), e também porque as músicas se faziam mais longas do que o necessário, o que tornou um tanto excessiva a sua duração total. Já em “Cycle Of Disaster”, tais problemas inexistem: a audição como um todo é muito mais fluida, as composições melhor equilibradas, e ainda que permaneçam evidenciando a influência que tiveram de seus ídolos, o fazem de forma muito mais assertiva.

“Nothing Left To Burn” é a poderosa faixa de abertura, que sem nenhuma gentileza conduz o ouvinte ao epicentro da pancadaria sonora, com seu baixo onipresente, riffs precisos e andamento alucinante. “Cycle Of Disaster” possui uma intro sombria, mas não demora a se revelar um forte Thrash tradicional em ‘midtempo’; assim como “Glow Of Death”, que vem munida de uma enriquecedora pitada adicional de ‘groove’. Já “The Damn Colony” é uma canção altamente melódica, enérgica e com linhas vocais diversificadas, remetendo à fase intermediária dos suecos do In Flames; enquanto “All Systems Fall” traz doses cavalares de peso e um dos melhores solos de guitarra do disco. Na sequência, temos “Born On A Dead Planet”, que mescla o gênero motriz da banda com o Heavy clássico e o chamado Death melódico, combinação explosiva responsável por alçar a música à uma posição de destaque dentro do todo; e a veloz “O.S. 1977”, retomando as raízes Thrash já conhecidas do grupo. Para encerrar a audição, temos “Fight For Your Life” e “Bringer Of Evil”, onde a cadência e as melodias refinadas da primeira contrastam com a agressividade exorbitante da segunda, fechando o trabalho em uma nota extremamente positiva.

Amadurecimento é a palavra que define “Cycle Of Disaster”. É o autêntico progresso sem a perda da essência. Dito isso, afirmo categoricamente que esse álbum será um divisor de águas na carreira do VÁLVERA, que já há alguns anos vêm notadamente trilhando um caminho de vitórias, e ao que tudo indica, o melhor ainda está por vir.

Fiquem atentos, pois a pré-venda do álbum terá início no dia 10 de Julho!

Válvera – Cycle Of Disaster (2020)
Gravadora: Brutal Records
Data de lançamento: 28/08/2020

Tracklist:
01 – Nothing Left To Burn
02 – Cycle Of Disaster
03 – Glow Of Death
04 – The Damn Colony
05 – All Systems Fall
06 – Born On A Dead Planet
07 – O.S. 1977
08 – Fight For Your Life
09 – Bringer Of Evil

Formação:
Glauber Barreto – vocal e guitarra
Rodrigo Torres – guitarra
Gabriel Prado – baixo
Leandro Peixoto – bateria

Nota: 8,7

Encontre sua banda favorita