Resenha: Rock Raro O Maravilhoso e Desconhecido Mundo do Rock

Inegavelmente á internet se tornou nos dias atuais a maior ferramenta para pesquisar qualquer assunto imaginável e possível, e na música não poderia ser diferente, pois a quantidade de ótimos sites relacionados ao assunto é interminável, além disso, o youtube se mostra outra ferramenta extremamente útil para realizar tal função, nos dando a oportunidade de conhecer artistas das mais variadas épocas e estilos.

Porém andando na contra mão de toda essa tecnologia temos o livro “Rock Raro O Maravilhoso e Desconhecido Mundo do Rock”, do autor Wagner Xavier, cujo conteúdo certamente não será encontrado em nenhum site especializado, nos deixando extremamente surpresos positivamente com a qualidade da obra como um todo. Fazendo totalmente jus ao titulo, o livro é um mergulho ao fascinante e apaixonante universo do rock, e desde já o leitor deve ter consciência que não encontrará nenhum medalhão consagrado tal como Black Sabbath, Deep Purple, Led Zeppelin, Janis Joplin, Pink Floyd, Yes entre tantas outras, o conteúdo encontrado em Rock Raro é focado em bandas em sua grande maioria pertencentes às décadas de 1960 e 1970, e que pelos mais diversos motivos não alcançariam o sucesso obtido por tais bandas citadas anteriormente, ficando em quase que toda sua maioria pelo meio do caminho e restrita a obscuridade do rock, mesmo tendo total talento para alcançar o topo do sucesso.

O livro é composto por 357 resenhas, passando pelos mais variadas categorias do rock, então encontraremos hard rock, blues rock, rock progressivo, jazz-rock, rock psicodélico e folk. Cada resenha conta detalhadamente informações sobre o disco, tais como formação da banda, gravadora a qual pertencia, set list do disco, além de informações preciosas sobre o cenário com a qual a banda participava. O livro não segue uma ordem cronológica, muito menos uma classificação por estilo, sendo assim as resenhas são organizadas em ordem alfabética, e destacar um ou outro disco soa injusto tamanho a quantidade de obras magistrais e desconhecidas do público.

Como bônus vinte discos são classificados como diamantes, que segundo o autor Wagner Xavier são obras especiais e que merecem uma atenção extra devido à alta qualidade, o autor também destaca que o livro não pretende ter nenhum cunho jornalístico e é totalmente direcionado aos amantes e pesquisadores de boa música assim como ele. Mas uma vez volto a frisar a qualidade como um todo do livro, pois além da riqueza de informações do mesmo, a parte gráfica é outro ponto alto, e essa é composta por um capricho absurdo, sendo assim “Rock Raro O Maravilhoso e Desconhecido Mundo do Rock” é uma obra altamente recomendável e um item obrigatório para qualquer amante do rock.

Compartilhe:

Sobre: Rafael Inacio

Rafael Inacio

Chamo-me Rafael Inácio, 35 anos, nascido e criado no interior de São Paulo, formado em administração de empresas e tecnologia em agronegócios, ouço música pesada desde dos 13 anos e assim como muitos de minha época, também tive como referencias inicias a revista Rock Brigade e o saudoso programa Fúria Metal, sou um completo aficionado por todas as vertentes do metal, mas três bandas ocupam um espaço maior em meu coração, sendo elas o Death, Testament e King Diamond. Tenho como paixão e hobby colecionar LPs e CDs, além de biografias das mais diversas bandas e também sou fã declarado da literatura de HP Lovecraft e Edgar Allan Poe, além da série Arquivo X.

Você talvez também goste...

Comentários

Inscreva-se em nosso Feed

Esteja atualizado com tudo que acontece na cena Rock/Metal!

Siga-nos!

Comentários Recentes

Siga-nos os bons!