Resenha: Dragonforce – In The Line of Fire… Larger Than Life (CD + DVD) (2016)

Poucas vezes o Metal teve uma banda tão divisora de opiniões como o sexteto bretão Dragonforce. Sim, pois é mesmo caso extremo de amor ou ódio, com louvores e críticas. Não há meio termos com eles, embora ninguém possa negar: a banda tem uma qualidade musical excelente. E apostando nisso, a Shinigami Records colocou o pacote CD + DVD “In The Line of Fire… Larger Than Life” no mercado nacional.

O grupo realmente é o que se propõe a ser: um sexto de Extreme Power Metal, ou seja, temos o bom e velho Power Metal com uma roupagem personalizada, com blast beats em vários momentos, backing vocals extremos, muitas vezes em uma velocidade alucinante, outras em momentos mais lentos, mas sempre pesado, técnico, bem acabado e diferente de tudo que já foi feito. Isso ninguém, detrator ou fã, pode negar. E por ser um registro ao vivo (gravado durante a tour promocional de “Maximum Overload”, em 18/10/2014, no Loud Park Festival, Saitama Super Arena, no Japão), vemos uma banda que vai muito bem ao vivo, verdade seja dita.

A produção sonora tanto do CD quanto do DVD é excelente. Sonoramente, você percebe claramente que é um show ao vivo, sem muitos recursos (como pré-gravações), e soa claro, nítido, mas com peso. Em termos de vídeo, os takes de câmera são ótimos, mostrando a banda em vários ângulos, sem deixar de exibir cada um dos seis integrantes da banda, e sem privilegiar os patrões Sam e Herman. E pelas tomadas do público, o local estava abarrotado. Há um mini-documentário sobre a produção do DVD em estúdio, com Herman e Damien Rainaud, chamado “The Right Mix”.

Sobre a banda em si, não há muito que ser dito: todos estão muito bem, cada um deles tocando o seu melhor e com boa postura de palco. Sam Totman e Herman Li são uma dupla e tanto de guitarras, ao passo que o veterano Frédéric Leclercq no baixo e o novato Gee Anzalone na bateria (seu primeiro registro com o sexteto) formam uma base rítmica sólida e de dar inveja em muitos grupos, em termos de peso e técnica. O veterano Vadim Pruzhanov mostra-se muito bem, usando tanto seu teclado fixo como outro para se juntar a linha de frente do Dragonforce. Marc Hudson é um ótimo vocalista, mas deveria deixar de dar tantos gritos agudos como faz em “Fury of The Storm”, que não existem na versão original, pois isso destoa.

dragonforce_photo05

No DVD, entre partes do show, temos alguns mini-documentários com os músicos. E são muito legais, como ver Sam jogando e falando sobre fliperamas usando uma camisa do Bathory (para quem ainda não sabe, ele era guitarrista/vocalista do finado grupo neozelandês de Black Metal chamado Demoniac, embrião do Dragonforce, por onde Herman também passou), Frédéric na casa dele tocando guitarras em formatos engraçados (a do célebre personagem japonês Doraemon é muito divertida). E é possível acessá-los também pelo menu.

O show no CD e no DVD são basicamente a mesma coisa, diferindo que, no CD, temos a música “Defenders”. No DVD, os extras mencionados abaixo.

A lista de músicas do show é ótima. Óbvio que alguns clássicos acabaram ficando de fora, como “Operation Ground and Pound” e “My Spirit Will Go On”, e lembro o leitor que a prevalência do material de “Maximum Overload” se dá pelo fato de ser a tour promocional do mesmo. Mas ao ver a banda tocando algumas canções marcantes como “Black Winter Night”, “Cry Thunder”, “Through the Fire and Flames” e a clássica “Valley of The Damned” (eu fiquei observando as sessões de solos só para ver se eram fiéis ao que se ouve no estúdio, uma velha curiosidade), é impossível não se curvar ao talento e bom gosto do grupo. E como emociona ao ver o sexteto vir à frente do palco após o show, cumprimentar e agradecer ao público.

Como disse acima, amem ou odeiem, mas não neguem: o Dragonforce é um nome de peso dentro do cenário mundial, e merece aplausos.

Tá esperando o que? Corra atrás da sua cópia logo de uma vez!!!!

CD:
01 – Fury of The Storm
02 – Three Hammers
03 – Black Winter Night
04 – Tomorrow’s Kings
05 – Seasons
06 – Symphony of The Night
07 – Cry Thunder
08 – Ring of Fire
09 – Through The Fire and Flames
10 – Valley of The Damned
11 – Defenders (faixa bônus do CD)

DVD (extras):
01 – Tokyo Party
02 – Sam Off Tour
03 – Fred – Life In France
04 – Gee’s Drums Journey
05 – Japan Show Day
06 – Behind The World Tour Part 1
07 – Marc’s Inspirations
08 – Behind The World Tour Part 2
09 – The Crew
10 – Vadim Back Home
11 – Herman’s Time Off
12 – Marc’s Tokyo Adventure
13 – Fred Loves Japan
14 – The Right Mix

Formação:
Marc Hudson (vocais);
Sam Totman (guitarras, backing vocals);
Herman Li (guitarras, backing vocals);
Frédéric Leclercq (baixo, vocais agressivos);
Gee Anzalone (bateria);
Vadim Pruzhanov (teclados, backing vocals).

Encontre sua banda favorita