Ao escrever algo relacionado a musica sempre tento ser imparcial e ao mesmo tempo cético ao que vou escutar. Com isso acredito que me abstendo das minhas preferências eu posso ser mais racional ao tecer minha critica.
Porém tenho que reconhecer que em se tratando de Apple Sin, mesmo não tendo escuta o novo EP dos músicos já conhecia o trabalho deles e essa é uma banda que derruba todos os conceitos que eu crio ao escrever uma resenha. Sou grande fã dessa banda e admito que aqui só venha enaltecer a esse belíssimo início de carreira.
Digo inicio, pois a banda foi formada em 2012 por músicos de duas pacatas cidades do interior de Minas Gerais, Barroso e Dores dos campos, formada pelo guitarrista Beto Carlos que logo recrutou o Baixista Raul Lourenço, o guitarrista Tainane o baterista Al, junto eles logo encontraram o excelente vocalista Patric Belchior. Essa formação já prometia mexer com as estruturas da musica pesada no Brasil. Como de praxe em toda banda, eles tiveram sua primeira baixa e sai das baquetas, Al e assume o cheio de técnica e feeling Euardo Rodrigues.
Com essa formação a banda apresenta o EP – Fire Star, que é a estréia da banda no cenário nacional e vale a pena ressaltar que desde a arte gráfica a produção de todo o trabalho envolveu diretamente os próprios músicos da banda.
Iniciando o play uma musica que logo de cara já tem um grande significado para quem escreve essas linhas – “Apple Sin´´ que de imediato já destila sua linha voltada ao NWOBH com guitarras dobradas, varias quebradas uma linha de baixo muito bem coesa e precisa. Um grande destaque fica por conta de Patric Belchior que alem de escrever todas as letras tem um desempenho e alcance vocálico que lembra muito Bruce Dickinson. Falando sobre pecado a musica Apple Sin se trata da nossa luta diária para ficarmos longe das tentações. Com refrão de fácil assimilação essa já pode ser considerada um clássico da banda mineira.
Em seguida a enérgica`Fire Star´´ , com uma velocidade mais intensa a musica apresenta uma construção muito mais detalhada e cheia de variações. Um ótimo andamento e alterações precisas fazem dessa uma musica que se deve ouvir por varias vezes. Com uma letra mais politizada Fire Star fala sobre as guerras criadas pelos homens em defesa de seus Deuses. Destaques para a cozinha da banda que soa precisa e ao solo destruidor no fim da faixa executado pelo Guitarrista Beto Carlos.
“Black Hole´´ vem como a terceira faixa do EP Fire Star. Mais cadenciado a musica apresenta varias influencias de outros estilos. Podemos encontrar desde o Heavy tradicional ao Death Metal europeu nas linhas instrumentais da banda, t do sem perder a identidade da banda. A letra fala sobre o arrependimento tardio de quem se destrói com Drogas.
Com uma linda abertura feita pela guitarra`Poison In My Eyes´´ pode se perceber a grande influencia de Iron Maiden no trabalho da Apple Sin , nessa faixa temos uma linha de baixo criado por Raul Lourenço que nos remete a lembrar do álbum Seventh Son da Donzela de ferro. Mas deixo claro a todos os leitores que isso não desmerece em nada toda a qualidade e competência desses grandes músicos. Que demonstram toda sua originalidade em ter influencias mas tocar com personalidade própria. Essa musica fala sobre o sentimento de vingança absorvido desde a infância. Poison In My Eyes hoje é a que mais escuto da banda Apple Sin. Excelente musica.
Para fechar com chave de ouro outra grande faixa – “Darkness of World´´ é rápida e cheia de contra tempo. Patric Belchior mais uma vez comanda os vocais com maestria as guitarras duelam entre si com solos cordenados e bem executados, Bateria e baixo nunca foram tão feitos um pro outro como na cozinha dessa musica. Falando sobre a destruição do mundo pelos homens a musica contrasta em perfeita harmonia o conteúdo da letra com o peso do instrumental.
Ao encerrar essa resenha me deparo que não tenho o que criticar sobre esse maravilhoso EP. Como nunca dado por mim antes a nenhuma outra resenha essa será a primeira nota 10 que dou, eu julgo muito justo a esses grandes músicos mineiros que chegaram para definitivamente terem seu lugar no cenário nacional e não duvido muito em breve internacional.
Se você quiser saber mais sobre a banda Apple Sin ou ate mesmo comprar o material deles basta uma procura rápida pelo facebook e saberá como.
Você que é fã do bom e velho Heavy Metal tradicional, precisa ter esse player em sua coleção.
Fire Star
1 – Apple Sin
2 – Fire Star
3 – Black Hole
4 – Poison In My Eyes
5 – Darkness of World
Formação:
Patric Belchior – Vocal
Eduardo Rodrigues – Bateria
Beto – Guitarras
Raul Lourenço – Baixo/Vocal
Tainan Vilela – Guitarras
Links Relacionados:
https://www.facebook.com/bandaapplesin?fref=ts