Os anos 90 foram marcados, indubitavelmente, pelas aparições extravagantes de inúmeras bandas “emergentes” em diversos programas de TV que lhes abriam portas dada sua “rebeldia”. Os videoclipes eram a sensação do momento e as bandas que apostavam nesse “investimento” acabavam conquistando o mundo. O VHS (fita-cassete) era o aparato tecnológico mais desejado pela molecada, tanto para assistir aos filmes, quanto para “gravar” os clipes favoritos quando estes circulavam pelos canais de TV fechada, em especial a MTV e Multishow.

Quem lembra do aclamado “Garganta e Torcicolo“, apresentado pelo ícone do punk nacional João Gordo (R.D.P.)? Em companhia do boneco Fudêncio, Gordo deu voz e fez-se conhecer, à época, o que hoje são considerados grandes nomes no Metal /Rock / Punk mundial.

Vamos viajar juntos ao longínquo ano de 1998, quando este redator portava seus então 14 anos de idade e se dedicava para ser um dentre os poucos “sortudos” a obter tão valioso material metálico para a sua coleção, bem como, para criar inveja em seus amigos, quando fosse lhes mostrar. Estava eu “gravando” (em VHS) o programa épico chamado “Fúria MTV” – destinado apenas às bandas mais “violentas” – que naquele episódio entrevistava os alemães do Helloween (#2 deste redator). Aos 4:57 do video que segue, o então guitarrista Roland Grapow menciona uma banda que vinha conquistando a cena na Alemanha, por ser “diferente” das demais bandas “da área”.

FÚRIA MTV – HELLOWEEN 1998

O programa consistia em uma entrevista com banda em cena, entrecortada por clipes desta, entretanto, após a menção do Rammstein, este programa se encerrou com um último clipe, não do Helloween, mas com ‘Du Hast‘, do ainda desconhecido para mim Rammstein.

Rammstein – Du Hast (Official Video)

Perdi a noção de quantas e quantas vezes “rebobinei” o VHS para poder assistir sequencialmente esse clipe… até que me vi obrigado ingressar em uma jornada fascinante que era “caçar” um disco de Metal importado em uma cidade interiorana brasileira. Passei um ano inteiro “sonhando” com o momento em que colocaria minhas mãos em um disco dessa banda, Rammstein. Em um outro programa de TV, conheci a canção “Asche Zu Asche“, a qual compunha um álbum ao vivo da banda, intitulado “Live aus Berlin”. Era a primeira vez que ouvia esse nome, e que a partir daquele momento, sabia que nunca mais o esqueceria.

Em determinado dia, que não me recordo, sem estar preparado para aquele momento, eis que me encontrava em uma loja de departamentos esportivos, e sem qualquer intento ou pretensão, “folheava” os CD’s na seção… encontrar o “Live aus Berlin” no meio de um garimpo despretensioso, foi uma sensação que jamais vou esquecer. Lembro que estava sem dinheiro no bolso, e tive de convencer / implorar a vendedora para que “reservasse” a joia encontrada no garimpo, para eu poder correr em casa e arrancar a moeda necessária de meus pais. O resultado: este incrível trabalho ocupa posição de destaque há cerca de 20 anos na minha prateleira. Deus abençoe aquela vendedora…

RELEASE: “Live aus Berlin” é o primeiro álbum ao vivo da banda alemã Rammstein, lançado no dia 31 de agosto de 1999 em CD, 13 de setembro de 1999 em VHS e 26 de novembro de 1999 em DVD.

Em março de 2020 foi relançado em DVD, incluindo a performance da música Bück dich, que até então só existia na versão em VHS. Depois de várias centenas de shows ao redor do mundo, o Rammstein decidiu gravar um álbum ao vivo depois de apenas dois álbuns de estúdio. A cidade de Berlim foi escolhida para a gravação, pois a banda se formou naquela cidade. O álbum foi gravado em duas noites (22 e 23 de agosto de 1999) no Parkbühne Wuhlheide, e contou com mais de 40 mil espectadores.

Uma curiosidade é que, para algumas edições de coro e plateia, a gravadora Motor Music convidou 200 fãs de Berlim, e dos dias 24 a 26 de outubro de 1998, os fãs estavam cantando e aplaudindo, o melhor que podiam, áudio este incluído na edição final .

A banda foi criticada pela a escolha da capa do álbum que, segundo a imprensa, seria porque no fundo se viam colunas, que lembravam os edifícios do Nacional Socialismo. Além disso, os seis músicos do Rammstein apareciam vestindo ternos pretos e estavam em primeiro plano, enquanto escutavam muito atentamente um pequeno rádio. A imagem da capa foi registrada por Olaf Heine, fotógrafo de longa data do Rammstein.

O álbum foi lançado em duas versões. Além da edição padrão, que contém 15 músicas, também há uma edição limitada com 2 CDs, sendo 18 músicas e três vídeos do show. A edição padrão também foi lançada em fita cassete.

Rammstein – Live aus Berlin
Lançamento – 31 de agosto de 1999
Gravadora – Motor Music

Tracklist:

01 – “Spiel mit mir”  
02 – “Bestrafe mich”  
03 – “Weißes Fleisch”  
04 – “Sehnsucht”  
05 – “Asche zu Asche”  
06 – “Wilder wein”  
07 – “Heirate mich”  
08 – “Du riechst so gut”  
09 – “Du hast”  
10 – “Bück dich”  
11 – “Engel” (Part. Christiane “Bobo” Hebold)
12 – “Rammstein”  
13 – “Laichzeit”  
14 – “Wollt ihr das Bett in Flammen sehen?”  
15 -“Seemann”  

Formação:

Till Lindemann – vocal
Richard Z. Kruspe – guitarra
Paul H. Landers – guitarra
Oliver “Ollie” Riedel – baixo
Christian “Flake” Lorenz – teclados e synth
Christoph “Doom” Schneider – bateria e percussão

“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android”