O guitarrista fundador do JUDAS PRIEST , KK Downing, falou com Clovis Roman da Acesso Music, do Brasil, sobre sua autobiografia “Heavy Duty: Dias e Noites em Judas Priest” , lançada em setembro de 2018 pela Da Capo Press . Abordando suas razões para contar a história de sua vida em forma de livro, Downing disse (conforme transcrito no site Blabbermouth.net): “Com o livro, queria que as pessoas me conhecessem um pouco melhor. Queria tentar responder a algumas de suas perguntas – perguntas sem resposta talvez – e apenas pensei que seria bom para mim deixar minhas lembranças e memórias para futuras pessoas. Quando virem os vídeos muito depois de minha partida e ouvirem as músicas, podem se interessar em saber como o Heavy Metal começou. Porque eu estava lá com certeza desde o começo, e me sinto muito orgulhoso e honrado por ter feito parte de tudo isso. E me sinto muito feliz por ter tido o sucesso, mas mesmo agora, sinto que esse sucesso ainda existe e ainda sou capaz de escrever músicas incríveis e tocar muito, muito bem. Então, estou realmente ansioso para que todos experimentem [minha nova] banda [ KK’S PRIEST] e dando aos fãs exatamente o que eles querem e o que os fãs merecem, e isso é um PRIEST totalmente em metal . E é isso que eu sou. Eu estive lá desde o início e é uma pena que as coisas tenham acontecido. Mas é difícil estar em um relacionamento de 40 anos ou mais, mas me sinto muito confiante de que o verdadeiro PRIEST está dentro de mim.”

Downing deixou o PRIEST em 2011 em meio a reclamações de conflito de bandas, gerenciamento de má qualidade e qualidade de desempenho em declínio. Ele foi substituído por Richie Faulkner , quase três décadas mais jovem.

Downing, de 69 anos, disse recentemente que teve “uma mudança de opinião” sobre deixar a banda antes que sua saída fosse oficialmente anunciada uma década atrás.

Nos últimos anos, Downing deixou muito claro que queria retornar ao JUDAS PRIEST , principalmente no início de 2018, quando o guitarrista Glenn Tipton anunciou sua decisão de se aposentar da turnê.

No ano passado, Downing anunciou a formação do KK’S PRIEST , no qual ele se juntou aos ex- membros do PRIEST Les Binks (bateria) e Tim “Ripper” Owens (vocal). A banda, que homenageia o passado de Downing , é complementada pelo guitarrista AJ Mills ( HOSTILE ) e pelo baixista Tony Newton ( VOODOO SIX ).

Em 2019, o cantor Rob Halford não descartou a reunião de Downing com o PRIEST , dizendo “o que vai acontecer vai acontecer.” Mas o baixista Ian Hill disse que não há planos para o PRIEST convidar Downing para retornar à banda. ” Richie substituiu Ken “, disse Hill à Riff Magazine . “Ele tem feito um trabalho absolutamente tremendo, ele realmente tem. E ele refez suas própria parte nas de Ken agora. Ele tem seu próprio ângulo sobre as quebras e solos antes de Ken, e não há planos para ter Ken de volta, realmente. Ei, ouça, nunca diga nunca. Mas, no momento, estamos indo muito bem sem Ken , então poderia continuar assim, eu acho, pelo menos no futuro previsível. “