O lendário guitarrista Jeff Beck, nascido Geoffrey Arnold Beck, morreu aos 78 anos, confirmou seu representante. Beck morreu na terça-feira (10 de janeiro) após “contrair repentinamente meningite bacteriana”, acrescentou o representante. “A família dele pede privacidade enquanto processa essa perda tremenda”, finalizou. Ozzy Osbourne foi um dos primeiros músicos de destaque que reagiu à morte de Beck, dizendo em um comunicado: “Não consigo expressar o quanto estou triste ao saber da morte de Jeff Beck. Que perda terrível para sua família, amigos e seus muitos fãs. Foi uma honra ter conhecido Jeff e uma honra incrível tê-lo tocado em meu álbum mais recente, ‘Patient Number 9’ . Vida longa a Jeff Beck .”

Tendo cultivado uma das carreiras mais influentes da história do rock, Beck foi universalmente reconhecido como um dos guitarristas mais talentosos e importantes do mundo, e já tocou ao lado de alguns dos maiores artistas do rock, blues e jazz. Ao longo de sua distinta carreira musical de mais de 50 anos, ele ganhou incríveis oito prêmios Grammy, foi classificado pela Rolling Stone como um dos “100 maiores guitarristas de todos os tempos” e foi introduzido no Rock And Roll Hall Of Fame duas vezes – uma vez como membro do The Yardbirds e novamente como artista solo. No verão de 2016, o virtuoso da guitarra comemorou suas cinco décadas de música com um concerto extraordinário no famoso Hollywood Bowl.

Falando quando foi introduzido no Rock And Roll Hall Of Fame pela segunda vez em 2009, Beck disse: “Eu toco do jeito que toco porque me permite criar os sons mais doentios possíveis. Esse é o ponto agora, não é? Não me importo com as regras. Na verdade, se eu não quebrar as regras pelo menos 10 vezes em cada música, então não estou fazendo meu trabalho direito.”

Beck substituiu Eric Clapton como guitarrista principal do The Yardbirds em 1965 e mais tarde formou o The Jeff Beck Group, que apresentava Rod Stewart nos vocais e Ron Wood no baixo. Seus dois álbuns – Truth (1968) e Beck-Ola (1969) – se tornariam referências musicais para os roqueiros nos anos seguintes. O surpreendente álbum solo de Beck, Emotion & Commotion (2010), rendeu dois prêmios Grammy adicionais; Beck foi indicado em cinco categorias antes de levar para casa três: “Melhor Performance Instrumental de Rock”, por “Hammerhead” e “Melhor Performance Instrumental Pop”, por “Nessun Dorma”, ambos de Emotion & Commotion, e “Melhor Colaboração Pop com Vocais”, para “Imagine”, sua colaboração com Herbie Hancock. Como já citado no começo da matéria, Jeff Beck participou de Patient Number 9, álbum mais recente do Madman Ozzy Osbourne, o melhor álbum lançado em 2022. A faixa gravada por Beck, a canção-título “Patient Number 9”, concerre ao Grammy 2023 em duas categorias, “Melhor Performance de Rock” e “Melhor Canção de Rock”. O prêmio será anunciado na cerimônia de 5 de fevereiro, em Los Angeles.

Descanse em Paz, Jeff Beck

Fonte: Blabbermouth.net

“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android”

Encontre sua banda favorita