Os escoceses do SALT são aquele tipo de banda vintage em sua sonoridade, mas também na sua forma de trabalhar. Seu novo disco, “Fairytale on Fire”, saiu apenas em vinil no último dia 15 de maio e somente a imprensa teve acesso as faixas prévias. O link do Spotify disponível traz apenas quatro composições como degustação, que dão uma certa ideia de como é a sonoridade da banda de Edimburgo. Além disso, discorremos aqui o quão legal é o novo álbum do quarteto.
“Fairytale on Fire” passa longe de ser um trabalho datado, mas serve como uma grande viagem no tempo. É como se retornássemos ao final da década de 70 e 80 e percorrêssemos até os dias atuais, obviamente passando pelos anos 90 e início de 2000.
Nesta trilha, a banda caminha sob o rock and roll, punk, passando pelo garage rock (principalmente) e rock alternativo de uma forma bem espontânea, sem forçar a barra e com muito conhecimento de causa. O SALT aposta numa sonoridade bem orgânica, com distorções cruas tanto nas bases de guitarra, quanto no baixo denso, até em uma sonoridade mais seca em sua bateria.
Tudo tendo à frente os vocais rebeldes de Sharon Woods, que vai do suave ao mais agressivo sem ser brusco ou inconveniente, além de possuir um timbre que pode ser facilmente considerado a assinatura da banda. Completam o time Robin Woods (guitarra), Simon Kettles (baixo) e James King (bateria e teclado).
São onze composições em “Fairytale on Fire” onde a banda consegue apresentar destaques bem distintos. O primeiro deles é a agressiva e suja “Boxcar”, enquanto a melódica “Clip That Girls Wings” impregna na mente seu bom refrão (no bom sentido, é claro). “Cold White Hands” ganha contornos mais intimistas e flerta com o blues, trazendo até harmônicas, e “Suffocate”, que tem uma veia mais comercial e uma cozinha extremamente ativa também atrai.
As quatro faixas podem bem resumir a sonoridade do SALT, mas o disco todo deve ser ouvido essencialmente, pois é uma contemplação ao rock e muitas de suas vertentes. Deguste de quatro músicas (não exatamente as mencionadas) no link abaixo e corra atrás de uma cópia do vinil.
https://salt.sunnyleith.co.uk/
https://www.facebook.com/SaltEdinburghBand
https://open.spotify.com/artist/78bQ5y9QUMcoHIROvb1WtQ?si=KKdlOx2FRjmbr41dlvWdFQ
https://soundcloud.com/saltedinburghband