Biografia: Kim Deal

Kimberley Ann Deal, nasceu em 10 de junho de 1961, em Dayton, Ohio/EUA. Seu pai era um físico laser que trabalhava na Base aérea Wright-Patterson. Kim e sua irmã gêmea Kelley foram introduzidas à música ainda jovens. Por volta de seus 4 ou 5 anos, gravaram uma fita cantando. Bandas como AC/DC e Led Zeppelin faziam parte do repertório de audição delas. Aos 11 anos, Kim aprendeu a tocar no violão a música “King of the Road”, de Roger Miller. Com um pouco mais de idade, durante sua estada no colégio Wayne High School, em Huber Heights, Kim era líder de torcida. Sua irmã Kelley dizia que ambas eram garotas muito populares, tiravam boas notas e praticavam esportes, embora Kim frequentemente entrava em conflito com as autoridades. Viver em Dayton, segundo Kelley não era fácil e o único vínculo delas com a civilização, por assim dizer, eram fitas cassete (K7) que lhes eram enviadas por um amigo da Califórnia, de artistas como James Blood Ulmer, The Undertones, Elvis Costello, Sex Pistols e Siouxsie and the Banshees.

Kim Deal

Na adolescência, Kim formou uma banda de folk rock com Kelley, sua irmã gêmea. Curiosamente, por sua habilidade em compor, ela se tornou uma compositora prolífica, pois achava mais fácil produzir algo novo ao invés de coverizar. Aos 16 anos, ela já possuía uma centena de canções compostas. Nessa época, as irmãs Deal compraram microfones, gravador de oito canais, um mixer, alto-falantes e amplificadores para um estúdio-dormitório. Depois compraram uma bateria eletrônica, para dar a ideia de que tinham uma banda de verdade.

Após concluir o ensino médio, Kim tentou várias faculdades, umas 7, incluindo a Ohio State University. Apesar de não concluir nenhuma delas, Kim obteve um diploma em tecnologia médica, do Kettering College of Medical Arts, trabalhou com biologia molecular e também num laboratório de um hospital e outro de bioquímica.

Kim Deal e sua irmã gêmea Kelley

Quando Kim tinha 24 anos, uma banda de rock alternativo de Boston, que estava sendo formada, chamada The Pixies, colocou um anúncio no Boston Phoenix procurando um baixista. Embora seu instrumento fosse o violão, Kim foi a única pessoa a responder ao anúncio. Ela usou o contrabaixo de sua irmã Kelley e sugeriu que a banda convidasse o baterista David Lovering, para se juntar a eles. Kim conheceu David, que era amigo de seu marido, que ela o conheceu na recepção de seu casamento. A primeira gravação da banda foi “Come on Pilgrim” (1987) e nesta, Kim usou uma brincadeira feminista para ser identificada nas notas de encarte. Ela se denominou Senhora John Murphy. O motivo foi uma conversa que teve com uma senhora que lhe disse que desejava apenas ser chamada pelo nome do marido em forma de respeito. Kim além de tocar baixo, fazia vocais de apoio e eventualmente vocais principais. O único single do álbum de estreia da banda, Surfer Rosa (1988), a canção “Gigantic”, composta por Kim e Black Francis, foi gravado com sua voz.

The Pixies, da esquerda pra direita: Black Francis, Kim Deal, David Lovering e Joey Santiago
The Breeders
The Amps

Constantes brigas entre Kim e Francis, ao longo dos 2 anos seguintes e a exaustão do trabalho, fez com que a banda entrasse em hiato. Em uma das turnês, a banda se juntou ao Throwing Muses. Com o tempo, Kim e a guitarrista do Throwing Muses, Tanya Donnelly, se uniram em projeto batizado de The Breeders. Nesta nova banda, Kim tinha mais liberdade para compor. Pod (1990), o álbum de estreia do The Breeders, gravado em Edimburgo, Na Escócia, tinha a maior parte das músicas compostas por Kim Deal. Para o segundo álbum da banda, Last Splash (1993), sua irmã gêmea Kelley Deal, juntou-se aos The Breeders, fazendo a guitarra solo. Kim Deal, no começo dos anos 90, trabalhou paralelamente com o The Pixies e o The Breeders, lançando discos com ambas as bandas, até ficar apenas com o The Breeders. Em 1995, Kim Deal lançou o álbum Pacer, com o The Amps. Em 2004, retornou ao The Pixies para uma reunião. Mais recentemente, Kim Deal também se dedicou a sua carreira solo. Uma característica de Kim Deal como baixista é o uso de instrumentos de corpo sólido e sempre usa palhetas para tocar. Para gravações, Kim Deal usa a filosofia “All Wave”, sem usar computadores, sem gravação digital, sem ajuste automático, nem quaisquer outros pilares da produção contemporânea. Essa filosofia permeia todo o processo de produção e masterização, bem como mixagem, edição sequenciamento e pós-produção. Kim Deal também fez diversas participações em projetos com outros músicos e bandas ao longo de sua carreira.

Kim Deal

“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android”

Encontre sua banda favorita