Michael Peter Balzary nasceu em 16 de outubro de 1962, em Burwood, Melbourne, Austrália, sendo de origem húngara e irlandesa. Aos 5 anos, por causa da carreira de seu pai, Mick Balzary, mudou-se com a família para Larchmont, Nova York/ EUA. Quando ele tinha 9 anos, seu pai voltou para a Austrália, após se divorciar. Sua mãe, que ficou nos EUA com os filhos, casou-se novamente, com o músico de jazz Walter Abdul Urban, falecido em 2011. Por causa da profissão de seu padrasto, Flea teve contato com diversos outros músicos, que frequentavam a sua casa, onde ocorriam jams frequentemente. Novamente, a família se mudou para Los Angeles, Califórnia/ EUA. Ali, o jovem Michael ficou fascinado pelo trompete e não tinha interesse no rock. Nomes como Miles Davis, Louis Armstrong e Dizzy Gillespie eram então seus ídolos na música.

Flea aos 12 anos

A família de Michael tinha problemas que afetaram o garoto mais tarde na vida. Seu padrasto era alcoólatra e violento, chegando a se envolver num tiroteio com a polícia. Ainda aos 13 anos, fragilizado com a situação em que vivia, ele começou a fumar maconha, tornando-se usuário diário. Durante seus estudos na Fairfax High School, em Los Angeles, era zombado pelos colegas por não se interessar pelo rock, mas por tocar trompete, bem como por seu sotaque australiano-novaiorquino. Na escola, ele encontrou um colega que seria seu grande amigo por toda a vida, Anthony Kiedis. Essa amizade surgiu de uma forma inusitada, quando Michael deu uma gravata num colega de Anthony, na hora do almoço e este mandou que parasse. De acordo com Kiedis, essa amizade foi uma atração mútua pelas forças do mal e pelo amor, de forma que se tornaram inseparáveis.

Flea tocando trompete

O gosto musical de Michael começou a mudar por causa de uma outra amizade de escola, o jovem guitarrista israelense Hillel Slovak, que foi aos poucos transformando o gosto de Michael para curtir rock, principalmente o funk rock. Slovak estava começando com uma banda e precisava de um baixista, solicitando a Michael que aceitasse o desafio. Depois disso, conheceu Anthony Kiedis, tornando-se companheiros de quarto. Michael, por causa de sua natureza nervosa e inconstante, em uma viagem de esqui, ganhou o apelido Flea, o equivalente a pulga, em inglês, que adotou pelo resto da vida.

https://www.youtube.com/watch?v=rCx-GMcHalA

Slovak, Flea e o baterista Jack Irons, ainda no final dos anos 70, formaram a banda Anthyum, que tinha Anthony Kiedis como um dos admiradores, todos amigos de escola. Kiedis acabou por se juntar à banda, em 1983 e sob o nome Tony Flow and the Miraculously Majestic Masters of Mayhem se apresentam pela primeira vez, em fevereiro daquele ano, no clube Rhythm Lounge, em Los Angeles, para um público presente de apenas 30 pessoas. O desempenho dos garotos foi tão bom, que foram convidados a se apresentar na semana seguinte. Como o sucesso inesperado, fazendo vários shows pelos clubes de Los Angeles, mudam seu nome para The Red Hot Chili Peppers. O nome era proveniente de uma combinação entre a banda de apoio de Louis Armstrog, a Red Hot Peppers, com uma banda em que Kiedis tocou, em Londres, a Chili Willy and The Red Hot Peppers. Algumas canções desses shows iniciais foram incluídas na primeira fita demo da banda, que os tornaram famosos.

Flea em cena do filme “De Volta para o Futuro III”

Em outubro de 1983, assinam contrato a gravadora EMI, com apenas 6 meses de atividade. Porém, por problemas contratuais com Slovak e Irons com outra gravadora, houve um racha e Flea e Kiedis tiveram que procurar novos parceiros, o que atrasou consideravelmente o avanço dos trabalhos, ao longo do restante dos anos 80. Mesmo assim, até firmarem seu line up, a banda lançou alguns trabalhos, sendo o primeiro, autointitulado, ainda em 1984. Após diversas trocas de guitarristas e bateristas, a banda encontra o jovem John Frusciante, de apenas 18 anos, já em 1988. Em seguida, encontram o baterista Chad Smith, oriundo de Detroit, fechando assim, a formação ideal para continuarem. Assim, o Red Hot Chili Peppers alçou para o sucesso, tornando-se uma das bandas mais influentes do rock, nos anos 90.

Red Hot Chili Peppers na cerimônia de indução ao Hall da Fama (2012). Flea, é o último da direita

O ex-trompetista Flea é considerado um dos melhores baixistas de todos os tempos. Seu estilo é primordialmente centrado na simplicidade e no minimalismo, não dispensando a complexidade quando exigido. Por sua técnica apurada, Flea já colaborou com diversos outros músicos. Também chegou a fazer carreira no cinema, atuando, por exemplo, nos filmes “De Volta para o Futuro II” (1989) e “III” (1990), “Garotos de Programa” (1991) e “O Grande Lebowski” (1998), dentre diversos outros. Flea é também co-fundador da organização sem fins lucrativos Silverlake Conservatory of Music, que atua na educação musical, desde 2001. Junto com seus companheiros de banda, Flea foi induzido, em 2012, no Rock’n’Roll Hall of Fame. Seu estilo agressivo de tocar baixo tem influenciado diversos músicos ao longo de sua carreira.

Flea

Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
*Disponível apenas para Android

Encontre sua banda favorita