Roadie Metal Cronologia: Avantasia – The Metal Opera (2001)

É comum ver-se projetos paralelos nos dias de hoje, mas quando se observa mais a fundo, apenas músicos bem sucedidos se arriscam nessas empreitadas (salvo raros casos). Por isso, na época em que estava em tour com o EDGUY promovendo “Theater of Salvation”, Tobias Sammet, vocalista do grupo, começou a ter a idéia de usar vários cantores diferentes em uma ópera Metal, inclusive com nomes em mente. É assim que nasceu o AVANTASIA, que em fez sua estréia em CD com “The Metal Opera”.

Basicamente, a música do grupo se adapta ao conceito de uma Ópera Rock (uma idéia bem utilizada nos anos 60 e 70), apenas aplicado ao Metal. Só que existia então uma banda central, mais a participação de vocalistas diferentes desempenhando papéis de personagens de uma estória central. E por isso, a música do grupo é grandiosa, rica em arranjos, e até diferenciada do que o EDGUY e grupos de Power Metal melódico em geral faziam naqueles anos. Óbvio que existem referências ao QUEEN em vários momentos (como os antos acompanhados de vocais operísticos), outros aos grupos de Rock Progressivo, e outros. Não seria um pecado dizer que o grupo estava inaugurando o “Power Metal Opera” nesse disco.

A produção é do próprio Tobias, mas tendo Norman Meiritz como co-produtor, Mikko Karmila na mixagem e Mika Jussila na masterização, garantindo assim uam sonoridade limpa e bem feita, permitindo que o peso flua na dose devida. Pode até se dizer que soa bem espontâneo e com poucas edições digitais, dando assim aquele toque de agressividade e frescor tão necessários ao disco.

E a megalomania de Tobias é tamanha que reuniu feras como André Matos, Kai Hansen, Ernie (que é ninguém menos que Michael Kiske), Timo Tolkki, D|avid DeFeis, Ralf Zdiarstek, Sharon den Adel, Rob Rock, e Oliver Hartmann, vozes bem conhecidas dos fãs de Heavy e Power Metal. Tudo para que canções como a linda “Reach Out for the Light”, a bem arranjada e grudenta “Serpents in Paradise”, a embalante e sinuosa “Breaking Away”, a belíssima e introspectiva “Farewell”, a pesada e instigante “The Glory of Rome” (com alguns toques de Power Metal, outros mais épicos e algumas nuances de Hard Rock), as doces melodias e ótimo refrão de “Avantasia”, a introspecção terna de “Inside”, a grandiosa e extremamente épica “Sign of the Cross”, e a pesadona “The Tower” ganhassem vida e atingissem os fãs já um tanto quanto empanzinados de tanto Power Metal (que estava começando a perder fôlego e ceder espaço para as tendências modernas e para o Metal com nuances góticas).

Sim, “The Metal Opera” é um senhor discão, e que revelou que o AVANTASIA poderia dar dores de cabeça a Tobias no futuro, pois o grupo teria que deixar de ser um projeto para se tornar uma banda (o que realmente acabou acontecendo).

Belíssima estréia!

Gravadora: AFM Records

Banda

Tobias Sammet – Vocais (como o Noviço Gabriel), teclados, Piano, Orquestrações

Henjo Richter – Guitarras

Markus Grosskopf – Baixo

Alex Holzwarth – Bateria

Tracklist

01 Prelude (instrumental)

02 Reach Out for the Light

03 Serpents in Paradise

04 Malleus Maleficarum

05 Breaking Away

06 Farewell

07 The Glory of Rome

08 In Nomine Patris (instrumental)

09 Avantasia

10 A New Dimension (instrumental)

11 Inside

12 Sign of the Cross

13 The Tower

Encontre sua banda favorita