Roadie Metal Cronologia: AC/DC – Stiff Upper Lip (2000)

Definir em qual categoria o grupo australiano faz parte, tem se tornado uma das discussões mais difíceis ao longo de todos esses anos, apesar de que, em quase que sua maioria de fãs é formada por apreciadores do Metal e com profundas raízes no Blues e no Rock’n’Roll, sendo esta a bagagem que livraria a banda do ostracismo que assolou praticamente todas as grandes bandas pesadas na década de 90. Os seguidores do Grunge e do Rock Alternativo percebiam esse componente nas musicas dos irmãos Young, e era corriqueiro um garoto escutar “Nevermind” e logo em sequência “Powerage”.

É muito curioso que no pior momento de sua popularidade em 1985 o movimento Heavy estava vivendo o seu melhor momento, a banda divulgava o álbum “Fly On The Wall” e sua sempre fiel base de fãs não mostrava mais o interesse de outras épocas. O mesmo havia se acostumado sempre com trabalhos bem acima  da média, e o álbum carinhosamente apelidado de “disco da mosca” passaria quase que despercebido.

Porém a autenticidade e a essência da banda são tão fortes que a souberam sabiamente adaptar se ao gosto das novas gerações. Angus e Malcolm sempre foram muito inteligentes e sabiam calcular cada passo que davam. Em meados dos anos 90 com Judas Priest e Iron Maiden enfrentando problemas com saídas de seus vocalistas a banda lotaria estádios ao som de “Thunderstruck”.

‘Stiff Upper Lip’ seria o álbum que daria  à banda a entrada ao novo século, lançado em um intervalo de cinco anos após ‘Balbreaker’ e mantendo a mesma qualidade do anterior, o mesmo também renderia uma turnê mundial extremamente bem sucedida. ‘Stiff Upper Lip’ também colocaria o nome da banda definitivamente no topo  da música pesada  junto a Black Sabbath, Iron  Maiden, Metallica, Ramones entre alguns outros mais.

Escutando o álbum hoje concluo que é um disco muito bom, no entanto um pouco distante dos clássicos absolutos da banda, mas escutar novamente o line up de ‘Back in Black’ e ‘For Those About To Rock’ nos cativa da primeira a última música. Certamente a base ritma do AC/DC que é formada não por duas pessoas, mas sim por três, seja a melhor que já existiu no rock pesado, enquanto Angus dispensa comentários com sua espetacular desempenho na guitarra.

 Em ‘Stiff Upper Lip’ teremos grandes músicas, tal como a faixa titulo, a cativante “Meltdown”, a excelente “Hold Back” com destaque para a guitarra de Angus, também merecem pontos positivos. “Put The Finger On You” e “Sink The Pink”, além dos fabulosos exercícios de vibrato nas musicas “Can’t Stand Still” e “Can’t Stop Rock’n”Roll” e o sopro de energia que são “All Screwed Up” e “Give It Up”.

Seguramente o tema mais lembrado seja “Safe In New York City”, grande música que nos remete aos melhores momentos da banda, a música também foi envolvida em uma pequena polêmica bem ridícula – porém compreensível se levarmos em conta certos acontecimentos. Quando terroristas derrubaram as torres gêmeas em 2001 o departamento de segurança norte-americano elaborou uma lista com uma serie de músicas sobre voos e catástrofes que se recomendava não tocar no radio, a justificativa seria não ferir a sensibilidade da castigada população estadunidense.

Formação:
Brian Johnson  – vocal
Angus Young – guitarra
Malcom Young – guitarra
Cliff Willians – baixo
Phil Rudd – bateria

Músicas:
01. Stiff Upper Lip
02. Meltdown
03. House of Jazz
04. Hold Back
05. Safe In New York City
06. Can’t Stand Still
07. Can’t Stop Rock’n”Roll
08. Satellite Blues
09. Dammed
10. Come and Get It
11. All Screwed Up
12. Give It Up

Encontre sua banda favorita