Black Sabbath – Heaven and Hell
LANÇAMENTO: 25 de abril de 1980
GRAVADORA: Vertigo

Que disco é esse meus amigos!
Todos apreensivos com a saída de Ozzy Osbourne do Sabbath, sem saber de fato o que viria pela frente – a resposta vem com oito faixas matadoras. Heaven and Hell é o nono filho do Black Sabbath, primeiro com o vocalista Ronnie James Dio.
Produzido por Martin Birch, o álbum foi um sucesso comercial, principalmente nos Estados Unidos, onde alcançou o número 28 na parada da Billboard 200 e foi certificado como platina por 1 milhão de vendas somente nos Estados Unidos. No país natal da banda, vendeu bem o suficiente para ser certificado em prata pela indústria fonográfica britânica em abril de 1982.
As sessões iniciais do que se tornou Heaven and Hell começaram com Ozzy Osbourne, após a conclusão da Never Say Die Tour. A banda se reuniu em Los Angeles por um período de onze meses para gravar um novo álbum, um processo descrito pelo guitarrista Tony Iommi como “altamente frustrante e interminável”. Ozzy afirmou que se cansou da experimentação nos álbuns anteriores Technical Ecstasy e Never Say Die!, preferindo o som mais pesado e anterior da banda. Iommi revelou que ainda possui uma fita com Osbourne cantando uma versão inicial do que se tornaria “Children of the Sea” com uma letra e melodia vocal totalmente diferente.

Ronnie James Dio foi apresentado a Iommi em 1979 por Sharon Arden, ela mesma, que mais tarde se casaria com Ozzy.
Inicialmente, Dio e Iommi discutiram a formação de uma nova banda, em vez de uma continuação do Black Sabbath. Os dois se encontraram novamente por acaso no The Rainbow, na Sunset Strip, em Los Angeles, no final daquele ano. Eles estavam em situações semelhantes: Dio estava procurando um novo projeto e Iommi precisava de um vocalista – e o destino conectou os dois instantaneamente. Eles mantiveram contato por telefone, até que Dio chegou à casa de Iommi em Los Angeles para uma jam bem relaxada. Nesse primeiro dia, a dupla terminou “Children of the Sea”, uma música que Iommi havia abandonado antes da demissão de Ozzy.
A formação do Sabbath estava em um estado de caos enquanto a banda se preparava para entrar em estúdio para gravar o que se tornaria Heaven and Hell. A questão era não apenas substituir seu vocalista de longa data, mas o baterista Bill Ward, que estava lutando contra questões pessoais que o levariam a deixar a banda dentro de meses.
As gravações demo do álbum apresentaram Geoff Nicholls no baixo, já que o baixista Geezer Butler estava se divorciando e seu futuro com a banda estava em questão. De fato, quando Dio entrou na banda, ele dobrou por um curto período como baixista e vocalista, pois havia tocado baixo na banda Elf no início dos anos 1970. A certa altura, Iommi entrou em contato com o amigo Frank Zappa para obter ajuda para encontrar um baixista. Zappa ofereceu seu baixista para as sessões de Heaven and Hell, mas Iommi preferiu um membro permanente. Eventualmente, Butler retornou à banda e Nicholls permaneceu como tecladista não oficial da banda.
O ex-baixista do Elf e Rainbow, Craig Gruber, também ensaiou com a banda, embora a extensão de seu envolvimento não seja clara. Em uma entrevista de 1996, Iommi afirmou que Gruber participou apenas “um pouco”. Gruber afirmou por sua vez que sua contribuição foi bastante substancial; ele diz que co-escreveu a maioria das músicas de Heaven and Hell e que foi ele e não Butler que tocou baixo no álbum. Apesar de não ser creditado por suas contribuições, Gruber diz que ele e a banda chegaram a “um acordo financeiro adequado”. Inclusive Iommi admitiu em sua autobiografia de 2011 que Gruber havia realmente gravado todas as partes do baixo em Heaven and Hell, mas Butler as gravou novamente em seu retorno, sem ouvir as faixas de baixo de Gruber.
Ficaria por horas e horas falando sobre esse LP, mas o melhor nesse momento é que você termine essa leitura e vá curtir o disco, faço isso pelo meos uma vez por mês, não tem como ser diferente – solos e riffs simplesmente mágicos de Iommi, baixo triturador de Butler e claro, Ronnie James Dio, o maior (não em tamanho) ou um dos maiores vocalista que já passaram pela terra plana.

Tony Iommi – Guitarra
Geezer Butler – Baixo
Bill Ward – Bateria
Ronnie James Dio – Vocal
2 – “Children of the Sea” – 5:34
3 – “Lady Evil” – 4:26
4 – “Heaven and Hell” – 6:59
5 – “Wishing Well” – 4:07
6 – “Die Young” – 4:45
7 – “Walk Away” – 4:25
8 – “Lonely Is the Word” – 5:51