O Metal possui um vasto público e inúmeras bandas ao redor do mundo. Após dar uma verificada em minha coleção pessoal de material físico, resolvi que era hora de criar uma matéria sobre o abecedário do Metal.

A ideia é a cada semana apresentar uma seleção de bandas novas em ordem alfabética e, para começar essa lista, vamos direto à letra A. Será feito um apanhado com a indicação do redator que escreve essas linhas. Vasculharei o que eu puder e apresentar as melhores novidades do Brasil e do mundo.

Allegaeon (EUA)

0007908769_10

Executando um Modern Melodic Death Metal, os estadunidenses do Allegaeon vêm angariando novos fãs ao redor de todo o mundo. Moderno sim, cansativo não. Os caras conseguem manter o peso e a qualidade técnica em alta.

Com quatro álbuns lançados, sendo o último recentemente, os caras são presença confirmada nos maiores festivais de metal no EUA e Europa – falta apenas aquela visita ao Brasil.

Discografia:

Fragments of Form and Function (2010)

folder

Formshifter (2012)

download

Elements of the Infinite (2014)

download (1)

Proponent For Sentience (2016)

download

Formação atual:
Riley McShane (vocal);
Greg Burgess (guitarra);
Michael Stancel (guitarra);
Corey Archuleta (baixo);
Brandon Park (bateria).

Facebook: https://www.facebook.com/Allegaeon/

Ancesttral (Brasil)

13344689_10154435656699305_2882739592266992612_n

Com 10 anos de atividade, a banda Ancesttral vem a passos largos se consolidando como um dos principais nomes do país em se tratando de Thrash Metal. A banda, que já possui dois álbuns de estúdio e alguns EPs, e sempre é mencionada pela grande crítica nacional como uma das melhores do país.

Uma comprovação desse fato é o super álbum “Web Of Lies”, lançado neste ano de 2016 e que pra quem pôde conferir, ficou a certeza que esse play estará em todas as listas de melhores do ano. Um disco que entra para a história do Metal nacional.

Discografia:

The Famous Unknown (2007)

download

Web of Lies (2016)

download (1)

Formação atual:
Alexandre Grunheidt (vocal);
Renato Canonico (baixo);
Leonardo Brito (guitarra);
Denis Grunheidt (bateria).

Facebook: https://www.facebook.com/ancesttral/?fref=ts

Angelus Apatrida (Espanha)

download (2)

Resgatando a sonoridade das bandas da velha guarda do Thrash Metal, o Angelus Apatrida pode ser considerado a renovação do estilo sem perder a essência dos anos áureos que bandas como Slayer, Metallica, Megadeth, Anthrax, Destruction, Testament, entre outros criaram ao longo dos anos.

Palhetadas na velocidade da luz, vocais rasgados, bateria quebrando tudo são a base do som dos espanhóis. Trata-se de uma banda que cresce a cada dia e, com cinco excelentes álbuns lançados, impressiona a evolução e crescimento da banda entre o primeiro play e o mais recente. Se você é fã de Thrash, pode ir atrás sem medo. O Angelus Apatrida não te decepcionará.

Discografia:

Evil Unleashed (2006)

download (3)

Give ‘Em War (2007)

images

Clockwork (2010)

Angelus_apatrida_-_clockwork_cover

The Call (2012)

download (4)

Hidden Evolution (2015)

download (5)

Formação atual:
Guilhermo Izquierdo (vocal/guitarra);
David G. Alvarez (guitarra);
José J. Izquierdo (baixo);
Victor Valera (bateria).

Facebook: https://www.facebook.com/angelusapatrida/

Ape Machine (EUA)

ape-machine

Stoner cavalar. Sim, isso mesmo: a banda é uma junção de Doom com Prog e Heavy. Some a essa mistura a inclusão de elementos psicodélicos, isso dá uma sonoridade única a essa banda estadunidense, que a cada novo álbum lançado, apresenta ao público uma nova roupagem em suas músicas.

Imagina o Black Sabbath com os vocais de Robert Plant mais a viagem cósmica do Yes e o peso insano do Candlemass com os teclados do Deep Purple? Pronto, aí está a Ape Machine. A banda possui cinco excelentes álbuns e quem ainda não escutou, ao dar o play, corre sério risco de se apaixonar pelo som dos caras.

Discografia:

The House Has Been Condemned (2010)

download (6)

War To Head (2011)

download (7)

Mangled By The Machine (2013)

0001982106_10

Coalition Of The Unwilling (2015)

download (8)

Formação atual:
Caleb Heinze (vocal);
Ian Watts (guitarra);
Brian True (baixo);
Jimi Miller (guitarra);
Damon Delapaz (bateria).

Facebook: https://www.facebook.com/apemachinemusic/

Airbourne (Austrália)

maxresdefault

Seriam eles os filhos legítimos do AC/DC? Afinal, os caras são da mesma cidade, executam um som muito, mas muito mesmo, similar à banda – basta conferir o vocal, as guitarras e a base do baixo e bateria para você também chegar a essa conclusão.

Mesmo a banda Airbourne não apresentando nada de novo no som, eles merecem estar nesta lista pelo fato de manterem a fórmula do Hard Rock executado pelos mestres do AC/DC. Escutar esses caras é a certeza de diversão do início ao fim.

Discografia:

Runnin’ Wild (2007)

download (9)

No Guts. No Glory. (2010)

download (10)

Black Dog Barking (2013)

download (11)

Formação atual:
Joel O’Keeffe (vocal/guitarra);
David Roads (guitarra);
Ryan O’Keeffe (bateria);
Justin Street (baixo).

Facebook: https://www.facebook.com/airbournerock/

Apple Sin (Brasil)

02 - Apple Sin

Em se tratando de Heavy Metal, a banda mineira Apple Sin dá conta do recado com perfeição. O grupo é extremamente qualificado e seus músicos são de uma maestria absurda em seus instrumentos. Com um EP lançado, eles conseguiram fazer muito barulho por onde passaram e vêm crescendo a cada dia mais.

A banda está atualmente em processo de prensagem do primeiro full-lenght, e ele será lançado ainda em 2016. Um dos grandes destaques da banda é o vocal de Patrick Belchior, que se assemelha e muito ao de Bruce Dickinson. Uma banda para ouvir e se tornar fã imediatamente.

Discografia:

Fire Star (2016)

download (12)

Formação:
Patrick Belchior (vocal);
Beto Carlos (guitarra);
Tainan Vilela (guitarra);
Raul Ganso (baixo);
Eduardo Rodrigues (bateria).

Facebook: https://www.facebook.com/bandaapplesin/

Astral Doors (Suécia)

download (20)

Uma banda que se preze tem na sua linha de frente um grande vocalista e o Astral Doors segue essa linha de raciocínio à risca. O seu frontman é muitas vezes comparado ao lendário Ronnie James Dio. Uma comparação mais que merecida pelo timbre e drives que o vocalista Nils Patrik consegue alcançar.

A banda está na ativa desde 2002 e possui sete excelentes álbuns. Heavy tradicional com elementos sinfônicos e várias nuances de música épica. Uma boa pedida para quem gosta de bandas autênticas e que não fazem firulas.

Discografia:

Of The Son and the Father (2003)

download (13)

Evil Is Forever (2005)

download (14)

Astralism (2006)

download (15)

New Revelation (2007)

download (16)

Requiem Of Time (2010)

download (17)

Jerusalem (2011)

download (18)

Notes From the Shadows (2014)

download (19)

Formação atual:
Nils Patrik Johansson (vocal)
Joakim Roberg (teclado)
Joachim Nordlund (guitarra)
Johan Lindstedt (bateria)
Ulf Lagerström (baixo)

Facebook: https://www.facebook.com/Astraldoorssweden/?fref=ts

As Dramatic Homage (Brasil)

adh_divulg_3

A banda possui aquele diferencial, aquele algo a mais que faz com que no Brasil a proposta apresentada pela As Dramatic Homage seja única e autêntica. Dosagens cavalares de Death Metal, Black Metal com a delicadeza do progressivo e suas linhas mais melódicas e bem trabalhadas.

A banda já possui dois álbuns de excelente qualidade. Recentemente foi disponibilizado o novo play intitulado de “Enlighten”, uma obra simplesmente soberana em seu estilo, tamanha a qualidade e profusão que a banda imprimiu nas linhas melódicas.

https://www.youtube.com/watch?v=a-Eda7O1pbg

Discografia:

Crown (2012)

download (21)

Enlight (2016)

adh_capa

Formação atual:
Alexandre Pontes (vocal);
Fabiano Medeiros (baixo);
Alexandre Carneiro (guitarra);
Vinícius Rodrigues (bateria);
Leonardo Silva (teclados).

Facebook: https://www.facebook.com/AsDramaticHomage/

Aephanemer (França)

 14141760_422334754608170_5337709412003495180_n

Talvez essa seja a banda mais nova das indicações e confesso que conheci ela no momento em que escrevia esta matéria, por indicação do grande amigo Paulo Pontes (Roadie Crew). A banda Aephanemer apresenta linhas harmônicas progressivas e elementos sinfônicos em todas as faixas, tudo muito bem elaborado para a execução final de um Death Metal Melódico muito bem trabalhado.

Uma banda que possui enorme potencial para figurar entre as principais do estilo em um futuro bem próximo. Com apenas um álbum lançado, o grupo vem se destacando na Europa, sendo presença confirmada em vários dos principais festivais do continente. Só um adendo: não se assuste com a monstruosidade dos vocais da belíssima Marion Bascoul. Ela com certeza irá te surpreender!

Discografia:

Momento Mori (2016)

13406863_395060877335558_7449598155221078938_n

Formação atual:
Martin Hamiche (guitarra);
Marion Bascoul (vocal/guitarra);
Mickaël Bonnevialle (bateria);
Anthony Delmas (baixo).

Facebook: https://www.facebook.com/Aephanemer/

Antonello Giliberto (Itália)

1970545_10152288156573126_1561351837_n

Música instrumental de altíssima qualidade, feita por um dos principais guitarristas da nova safra de músicos italianos. Antonello Giliberto apresenta uma linha de Neoclassical Power Metal. O material apresentado pelo músico se destaca pelo fato de não soar cansativo e ser de extrema técnica.

Com dois álbuns lançados, o guitarrista já está anunciando em suas redes sociais a preparação do terceiro trabalho para 2017. Vamos aguardar.

Discografia:

The Mansion of Lost Souls (2013)

download (22)

Journey Throught My Memory (2015)

download (23)

Formação:
Antonello Giliberto (todos os instrumentos)

Facebook: https://www.facebook.com/antonellogilibertoofficial/?fref=ts

Claro que você, leitor, deve estar perguntando sobre várias bandas que poderiam estar nessa lista. Informo que esta é apenas a primeira de uma série que será contada toda quarta-feira no site da Roadie Metal.

Na próxima semana, um dos redatores da equipe preparará a lista com suas indicações de 10 bandas com a letra B.

Enquanto isso, aprecie nossa lista no volume máximo e mande suas indicações para as próximas nos comentários.