O último trabalho do britânico Zachary James Smith registrado nas plataformas digitais foi o álbum “Head for Shelter” de 2022. Agora, o galês de Port talbot retoma as atividades com o single “Along the Way”. Trata-se não apenas de uma música, mas de uma jornada – segundo o próprio músico –, com seu cão de estimação Cooper. A intenção de Smith pode refletir na lealdade e desenvolvimento pessoal em uma vida repleta de desafios. Para sonorizar esse cenário, o autor andou pelas cavernas do rock’n’roll e criou um tema tão maravilhoso quanto divertido. Sim, “Along the Way” é uma trilha instrumental.
A gravação do single funcionou da forma mais orgânica possível. Em primeiro lugar, Zach trabalhou em seu próprio quarto onde deu vida a tudo. Em segundo lugar, isso possibilitou ao músico maior conforto para crescer enquanto produtor; uma ótima combinação de dom e dedicação técnica. O mais admirável é que isso foi feito para homenagear o seu companheiro de quatro patas que, certamente, ensinou muita coisa ao próprio guitarrista. Essa música também é capaz de nos fazer revisitar as nossas próprias ligações que construímos no decorrer da vida. Ou seja, Smith e Cooper são protagonistas das buscas interiores dos ouvintes.
Como “Along the Way” é um trabalho musical, não devemos esquecer o valor que a música tem em nos guiar por caminhos agregadores. Aqui, por exemplo, temos uma mensagem de amor, carinho, respeito e cumplicidade que serve para aplicarmos em nosso dia a dia, seja com nossos animais, família ou bons amigos. Tomemos o single “Along the Way” como também nossa trilha sonora porque isso é para fazer parte de todos os momentos. Se você tem alguém com quem já compartilhou momentos épicos da sua vida, mostre a essa pessoa o poder maravilhoso que essa instrumental tem em adornar as lembranças.
Para finalizar, vamos agora observar as qualidades técnicas de “Along the Way”. Ao primeiro contato nosso com essa música, notamos a qualidade técnica de Zachary Smith que desde os nove anos de idade pratica em seu quarto. Para essa música, em especial, o artista se inspirou em técnicas influenciadas por John Petrucci e Paul Gilbert, além de Steve Vai. O resultado, entretanto, saiu com sua própria assinatura que, futuramente, poderá inspirar mais gente. Em síntese, “Along the Way” é um misto de hard rock e metal melódico com um protagonismo destacável da guitarra, sustentado por uma cozinha poderosa e presencial.