O artista Wesley Poison parece saber a forma de alinhar arte em, até mesmo, sessões solenes de colação de grau pois na última sexta-feira, 10 de dezembro, discursou na tradicional cerimônia acadêmica do Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos – UNIFEOB, para os cursos de Engenharia Civil e Arquitetura. Também sendo formando no evento, Poison trouxe de forma poética algumas reflexões e quebras de paradigmas.

No início de seu discurso, ele fez um ressalto sobre os anos da graduação dos discentes e também destacou, por analogias metafóricas, a importância da busca contínua do preparo. “Da mesma forma que um árvore necessita de raízes fortes para seu sustento estrutural, assim como uma edificação necessita de sua base projetada e executada com excelência, distribuindo então os carregamentos ao solo, dentre outros fatores que sustentam a estrutura, nós também necessitamos da projeção e execução de nossa base, aqui me refiro a de nosso próprio ser. Tal base que sustenta nossos passos por onde caminhamos e aviva o adquirir e o espalhar do conhecimento aos solos a serem percorridos.”, disse Wesley Poison.

Parte do discurso se concentrou nos agradecimentos e enaltecimento dos profissionais da educação, sem esquecer de mencionar os desafios da pandemia e seus impactos. “Vocês, caros professores, profissionais da educação, merecedores de todo o respeito, por terem semeado seus ensinamentos em nossas aulas presencias! Que se desdobraram até mesmo para oferecerem o seu melhor através das aulas on-line, enquanto enfrentávamos uma pandemia global, em meio a tantas coisas devastadoras que ela acarretou, tantos impactos, tantas perdas, e da profunda dor causada por ela. Perdemos muita gente ao redor do mundo, perdemos conhecidos, amigos, familiares e também professores, como por exemplo o nosso estimado Anderson Luis Ribeiro, que era pai, filho, esposo e um grande educador do time Unifeob. Obrigado Anderson, por ter agregado na vida de cada um dos alunos aqui presentes. Você viverá através das sementes do conhecimento que nos deixou; das sementes da educação que muda e transforma.” pontuou.

Carinhosos agradecimentos para vários setores, que contribuíram na formação dos acadêmicos, também foram feitos, sendo alguns deles: profissionais do estacionamento, limpeza, alimentação, xerox, dentre diversos outros, homenageando também os familiares.

Referenciando Sócrates e Leonardo Da Vinci, Wesley Poison trouxe palavras motivadoras para os próximos desafios e destacou sobre a ideia de parceria das distintas profissões, mencionando a importância desse ato em relação ao funcionamento do planeta.

A abordagem de assuntos como a crise climática, o aumento populacional estimado na próxima década, também foi destaque no discurso de Poison, que fez um apelo para a conscientização de planejamento e busca de meios sustentáveis, no âmbito construtivo.

Poison encerrou o discurso citando o cientista Stephen Hawking, sem deixar de fazer analogia reflexiva, desta vez sobre construções não apenas ao tangível. “E mediante a história da jornada que ainda vamos escrever, que encontremos forças sempre, para que jamais desistamos de nossos sonhos atuais e os novos que virão; para que jamais desistamos do planeta e de nós, olhando adiante, olhando além. Já dizia o cientista Stephen Hawking: ‘Lembre-se de olhar para as estrelas e não para baixo, para os seus pés’. Tal dizer que nos remete a reflexão metafórica de que não nos alimentamos apenas no plano físico, mas também no psíquico e sensorial… assim como para que o mundo funcione, não se trata apenas das construções físicas, mas também da engenharia e construção do ser… arquitetar a si e o viver:  são estes, ingredientes para preparo crucial rumo ao êxito no exercício da nossa profissão. Sendo assim, construindo a nós mesmos, é possível construir um futuro melhor para todos!”, finalizou

Assista o discurso na íntegra:
https://www.youtube.com/watch?v=k8EXImWwt3Y

Wesley Poison, que é querido entre os nomes do rock e metal mundial, deixou no discurso a sua nítida crença na junção das ciências exatas e humanas, tema que também foi uma das inspirações para seu mais recente livro lançado “Coração Enraizado, Pensamento Elevado: Em Equação Poética”.

“Essa nota é originada de colaboração externa à Roadie Metal, sem vínculo com a linha editorial do site”

Encontre sua banda favorita