Hoje, 17 de agosto de 2020, o disco de estreia (homônimo) da banda estadunidense de Heavy Metal W.A.S.P. completa 36 anos! O lançamento à época se deu pela gravadora Capitol Records.

Uma curiosidade, é que o álbum é conhecido sob três nomes diferentes. No vinil temos “Winged Assassins” impresso nele. Nas versões em fita cassete tinha a primeira faixa do álbum, “I Wanna Be Somebody” impresso em negrito – como era comum para os álbuns com o nome da primeira faixa. O álbum é agora geralmente referido apenas como W.A.S.P..

Temos outro mistério por trás do próprio nome da banda – que trata-se de um acrônimo – sendo uma das maiores polêmicas que envolvem o grupo: o significado verdadeiro para “W.A.S.P.”. No idioma inglês é entendido como “White Anglo-Saxon Protestant“, que significa “Branco, Anglo-Saxão e Protestante”. Posteriormente, tal termo teria sido “reinterpretado” pelos membros do grupo para que significasse “We Are Sexual Perverts”, que, traduzindo para o português, “Nós somos pervertidos sexuais”. O líder Blackie Lawless, em várias entrevistas, já desmentiu ambos os boatos, e deixou a questão ainda “mal resolvida”, não explicando a verdade obscura por trás da sigla.

Por fim, cabe destacar que em seu lançamento original, a faixa ícone “Animal (Fuck Like a Beast)” foi removida do disco após várias oposições por parte da gravadora. A canção foi lançada em um selo independente no Reino Unido como um single e, em seguida, recolocada na edição de 1997 do álbum. A canção “School Daze” é marcada por ser uma adaptação da canção da banda Alice Cooper, “School’s Out“. As canções são escritas e compostas por Blackie Lawless, exceto “Tormentor“, que foi escrita por Lawless e Chris Holmes e “The Flame“, escrita por Lawless, Holmes e J. Marquez.

E, comemorando esses 36 incríveis anos de existência, nada melhor que um play!

https://www.youtube.com/watch?v=9aC2uRN-ieA&list=PLQW91GaylGw-ck-4UlxP9arNp_J_vwtMT

W.A.S.P. (1984):

 Blackie Lawless– baixo, vocal principal
 Chris Holmes– guitarra
Randy Piper – guitara, backing vocals
Tony Richards – bateria, backing vocals

Encontre sua banda favorita