Uma nova campanha do Kickstarter foi lançada para erguer uma estátua do falecido guitarrista do VOIVOD Denis “Piggy” D’Amour na cidade natal original da banda.

A escultura de alumínio de 2,5 metros de altura está sendo criada pelo artista Fred Laforge e será instalada no bairro Jonquière da cidade de Saguenay, na região de Saguenay–Lac-Saint-Jean, em Québec, Canadá. Ele está localizado no rio Saguenay, perto do bairro de Chicoutimi.

https://www.instagram.com/accounts/login/?next=/voivodofficial/

D’Amour morreu em 26 de agosto de 2005 em um hospital de Montreal de complicações de câncer de cólon avançado. Os serviços fúnebres foram realizados em 1º de setembro de 2005 em Jonquière e foram encerrados por uma queima de guitarra simbólica, com os restos da guitarra sendo colocados no rio Sable.

Apenas algumas horas antes de entrar em coma devido a complicações do câncer de cólon, D’Amour deu instruções ao baterista do VOIVOD , Michel “Away” Langevin , para ir ao computador pessoal do guitarrista e levantar as últimas faixas de guitarra que Piggy estava trabalhando para um novo CD. Com material suficiente gravado para dois álbuns, 10 músicas chegaram ao “Katorz” de 2006 , com os cortes restantes à tona em “Infini” de 2009 .

Quando D’Amour morreu em 2005 de câncer, parecia que VOIVOD era uma lembrança. Então, três anos depois, os inovadores do metal canadense surpreenderam mais ao sair da aposentadoria para tocar no primeiro festival Heavy MTL com uma nova e velha formação: o membro original Jean-Yves Thériault (aka Blacky ) estava de volta atrás de seu baixo soprador enquanto Daniel “Chewy” Mongrain estava tocando guitarra.

A princípio, o que se supunha que seria apenas um evento único, logo cresceu para se tornar um retorno à ação ao vivo para a banda. No verão seguinte, a banda tocou em quase todos os festivais de metal europeus e apoiou o DOWN em uma turnê pelo Canadá e as coisas continuaram crescendo a partir daí. O mundo do metal logo descobriu que se havia um guitarrista que poderia substituir Piggy adequadamente era Mongrain , que provou show após show que estava pronto para o trabalho.

A marca não convencional de tocar guitarra de D’Amour era um marco no som do VOIVOD , mas Mongrain , um fã de longa data da banda, injetou sua própria personalidade no VOIVOD , mantendo algumas das marcas registradas do jeito de tocar de D’Amour .

O último álbum de estúdio do VOIVOD , “Synchro Anarchy” , foi lançado em fevereiro pela Century Media Records . O sucessor de “The Wake” de 2018 foi produzido por Francis Perron no RadicArt Studio e apresenta a arte da capa criada por Langevin .

Fonte: https://blabbermouth.net/news/voivod-kickstarter-campaign-launched-to-erect-piggy-statue-in-bands-original-hometown

Encontre sua banda favorita