Abrimos a lista com ninguém menos que Sebastian Bach, o astro do Skid Row que tem nome de compositor erudito sempre carregou como marca registrada, seus agudos absurdamente bem colocados e uso de drive na medida, por vezes impondo sensualidade e em outros casos, soando muito agressivo. Repare como as frases são bem interpretadas colocando em cada palavra, toda a tristeza de alguém que vê seu amigo sucumbir em meio ao consumo de entorpecentes.

https://www.youtube.com/watch?v=okawX34uhq4

Muito em uma canção gira em torno da interpretação e quanto mais cedo você anotar essa dica e coloca-la em prática, mais cedo se tornará um cantor mais completo. Um dos momentos mis marcantes, fica entre os 2:06 e os 2:30! Pura explosão de feeling colocado em forma de drives estridentes!

 

Uma daquelas bandas criadas exclusivamente pra fazer o cidadão chorar e as moças suspirarem pelos cantos, Steel Heart trouxe entre seus sucessos, a clássica She´s Gone, que é uma amostra soberba de técnica apurada e controle total das últimas notas do vocalista Mijenko, representando um verdadeiro teste de fogo para qualquer tenor que se proponha a interpretá-la.

Os trecho situado aos 2:33, antecedente ao solo de guitarra, assim como o restante da performance que o sucede, assume o papel de ápice da canção, onde o cantor demonstra ter total confiança de sua tessitura, ousando cantar a nota mais aguda que normalmente uma voz masculina consegue atingir.

E é claro que o Brasil tinha que ter seu representante! André Matos, já mundialmente conhecido pelo seu longuíssimo alcance vocal entrega aqui um de seus mais brilhantes trabalhos.

https://www.youtube.com/watch?v=cfe5PSvZKAc

Releitura do clássico de Kate Bush, a canção Wuthering Heights foi gravada alguns tons abaixo da versão original e é simplesmente a música mais difícil de se cantar que o Angra já teve a ousadia de gravar. Além de usar uma região da voz extremamente complicada de se controlar, ainda existem alguns detalhes técnicos como a oscilação entre voz de cabeça e falsete em determinados trechos, o que exige do intérprete, uma capacidade enorme de maquiar o passaggio existente entre os dois registros, pois exige-se uniformidade vocal para não se soar forçado demais.

 

O emblemático cantor dispensa apresentações e merece todos os elogios. Sei que  demasiada é minha ousadia em me atrever a comentar e fazer apontamentos sobre seu desempenho, mas trouxe a vocês Innuendo, que assim como muitas outras, destaca-se não apenas pelo alcance, mas também pelo peso que ele conseguia impor em cada nota, para não falar também de sua interpretação agressiva e inflamada com a máxima paixão em cada frase.

Os demais membros merecem destaque pela perfeita harmonização vocal que faziam com o metre Mercury, tornando esta obra simplesmente monumental.

Bruce tem entre suas capacidades especiais, a habilidade de criar timbres diferentes em sua voz dependendo de qual canção ele interpreta,  compare as músicas Wasting Love com a flash of The Blade e entenda o que digo.

  Aqui os pontos merecedores de destaque são dois, um que fica aos 2:42, onde pode-se ver tanto  a profundidade e peso dos graves quanto a capacidade de manter a voz corpulenta até a região mais aguda, o que nem sempre é fácil de se conseguir.

Temos muito outros gênios da voz que certamente mereciam estar entre estas figuras, mas seria impossível listar todos. Se você canta, tome-os como inspiração, procure um bom professor e cresça sempre mais como cantor!