Viper: uma das lendas do Heavy Metal Brasileiro

Há tempos quero começar a contar histórias de bandas que sempre tiveram muita importância na minha vida e a primeira que decidi foi a do VIPER. Não só por ter sido a primeira banda de Andre Matos, que sem dúvida é a minha maior referência musical, mas também, por ser uma das pioneiras do HEAVY METAL BRASILEIRO.

A banda nasceu 1985 formada por Andre Matos (vocais), Pit Passarell (baixo), Yves Passarell (guitarra), Felipe Machado (guitarra) e Cássio Audi (bateria), todos com média de 16 anos de idade, e isso foi uma das coisas que mais chamaram atenção, garotos extremamente jovens com qualidade acima do esperado para idade e para a época.

Clássica foto no cemitério com a primeiro formação da banda

Nesse mesmo ano foi lançado a demo “THE KILLERA SWORD”  com seis canções. E nesse meio tempo despertaram o interesse de ANTONIO PIRANI, dono da revista ROCK BRIGADE.
Dois anos depois em 1987, veio o “SOLDIERS OF SUNRISE“, álbum que entrou para a história do Metal Brasileiro por ser um dos primeiros álbuns com produção de nível internacional, produzido por ANDRE CAGNI.

Temos também o raro registro da PRIMEIRA apresentação da banda no Colégio Rio Branco em 8 de abril de 1985, onde Andre Matos quase incendeia todo o local com uma tocha. Lembrando que até hoje se comemoram essa data importantíssima com o VIPER DAY.

https://www.youtube.com/watch?v=kb-_MtpArfQ

Em 1989, veio o segundo álbum “THEATRE OF FATE”, onde a bateria foi assumida por Guilherme Martin e o icônico álbum foi produzido pelo britânico ROY ROWLAND.
Rapidamente, se teve grande sucesso atingindo principalmente o primeiro lugar das paradas no Japão e também houve excelentes elogios da mídia especializada. Considerado por muitos o melhor álbum da banda.

Quando chegou em 1991, Andre Matos saiu da banda para focar em seus estudos musicais e Pit Passarell assumiu os vocais e ano seguinte, 1992, lançam “EVOLUTION” , que foi gravado pelo baterista Renato Graccia, o álbum mostra uma banda mais pesada, deixando um pouco o melódico de lado.
Consequentemente veio uma turnê extremamente bem sucedida no Japão, onde gravaram o álbum ao vivo “MANIACS IN JAPAN” e o EP “Vipera Sapiens”, ambos lançados em 1993.

Quando foi em 1994, lançaram o álbum “COMA RAGE”, sendo considerado o álbum mais pesado da banda, bem próximo do punk rock.

E em 1996 lançaram o álbum “TEM PRA TODO MUNDO”, totalmente em português, o que acabou surpreendendo os fãs, veio em uma pegada bem POP ROCK.  Porém devido a falência da gravadora na época, a banda acabou encerrando suas atividades.

Depois de um longo período afastados, a banda lançou em 2007 o álbum “ALL MY LIFE”, já com uma nova formação: VAL SANTOS no lugar de YVES PASSAREL na guitarra e RICARDO BOCCI no vocal. O álbum os trouxeram de volta as origens, agradando seus fãs, mas devido a alguns projetos pessoais dos integrantes da banda, entraram em uma pausa novamente.

Formação do álbum All My Life

TO LIVE AGAIN TOUR com formação clássica

2012 foi o ano que os fãs tiveram muito o que comemorar, a banda anunciou a turnê “TO LIVE AGAIN TOUR” com sua formação clássica, para comemorar os 25 anos do álbum “SOLDIERS OF SUNRISE”, onde tocaram pela primeira vez na íntegra os álbuns SOLDIERS OF SUNRISE  e THEATRE OF FATE, esse que por sinal acabou sendo relançado.
Obviamente que essa turnê ficou para a história, afinal, foi o retorno de ANDRE MATOS na banda após 22 anos desde a sua saída.
Nessa turnê Hugo Mariutti foi convidado para tocar no lugar de Yves Passarel , que chegou a fazer algumas participações durante a turnê.
E o sucesso foi tão positivo que lançaram o CD/DVD ao vivo TO LIVE AGAIN TOUR em 2013.

TO LIVE AGAIN (REDUX)

Em 2019 a banda lançou o clipe TO LIVE AGAIN (REDUX) em comemoração dos 30 anos do lançamento do álbum “THEATRE OF FATE”. A expressão “redux” em latim quer dizer “de volta a origem” ou “trazido de volta” e que constou com a participação de Hugo Mariutti (guitarra), Luis Mariutti (baixo) , Fábio Ribeiro (teclado) e Ricardo Confessori (bateria).

Atualmente a banda consta com LEANDRO CAÇOILO (vocal), FELIPE MACHADO (guitarra), PIT PASSAREL (baixo) e GUILHERME MARTIN (bateria).

Formação Atual
Encontre sua banda favorita