Em uma emocionante postagem nas redes sociais, o Viper relembrou sobre o dia mais importante de sua trajetória: o primeiro show, ocorrido há exatos 35 anos. Quando ainda eram apenas adolescentes realizando o desejo de ter uma banda de metal, muito comum na juventude.

Assim, em 8 de abril de 1985, os irmãos Pit Passarell (baixo) e Yves Passarell (guitarra), junto com os amigos Felipe Machado (guitarra), Cássio Audi (bateria) e o precoce vocalista Andre Matos, de apenas 13 anos, deram o primeiro passo para fazer história e se tornar uma grande referência do metal brasileiro.

Na postagem, a banda relembrou o momento e também homenageou Andre Matos, que faleceu há exatos 10 meses.

https://www.instagram.com/p/B-t-y-dgA32/

O primeiro show da banda paulista, um dos precursores do power metal/ metal melódico no Brasil, aconteceu no Teatro Lira Paulistana, em São Paulo, como abertura para o grupo de Hard Rock, da mesma cidade, Platina. Contudo, neste show, o Viper apresentou três sons próprios e cinco covers em meia-hora de performance.

O Viper era formado apenas por garotos onde o mais velho tinha 16 anos. Inspirados por Iron Maiden, Saxon e Judas Priest, os meninos eram conhecidos como Menudos do Metal, mas mostrou no palco o seu potencial para ganhar a cena paulista de metal e posteriormente reconhecimento internacional, no Japão e Europa.

Todavia, os garotos do Viper não estava para brincadeira. Além de três músicas autorais, o reportório continha covers de Demon, Venom, Saxon, Judas Priest e Iron Maiden. Andre Matos falou com o público em inglês. Desde cedo mostrando seu grande talento e versatilidade, que justificam o porquê de ter sido a grande lenda do metal brasileiro e um dos maiores do mundo.

Demo

Mas após a estreia nos palcos, no mesmo ano foi lançada a demo The Killera Sword com seis canções. Estas que fariam parte do vindouro primeiro álbum de estúdio, Soldiers Of Sunrise. E o Viper despertou o interesse do empresário Antonio Pirani, dono da revista Rock Brigade e do selo Rock Brigade Records.

Assim, entre abril e maio de 1987, o Viper entrou no Guidon Studios, em São Paulo, para a gravação do seu primeiro álbum. Soldiers Of Sunrise foi lançado no dia 27 de maio. O resto é a grande história desta grande banda, que lançou outro item obrigatório para o metal brasileiro, Theatre of Fate (1989).

Acompanhe abaixo uma gravação histórica do primeiro show do Viper de 1985, foi disponibilizado inicialmente por Celso Barbieri, no seu site “Memórias do Rock Brasileiro”.