Que o metal tem tradição em tratar de temáticas épicas, não é nenhuma novidade, e que a cultura nórdica é um campo riquíssimo de inspiração para tais temas é mais nítido ainda. Muitas são as bandas que abordam esse tema, mas separamos aqui três das performances mais épicas dentro desse quesito.
Começamos com os grandes mestres, Judas Priest! A canção Halls of Valhalla retrata a glória sentida por um grupo de guerreiros vikings ao avistar os portões da terra prometida (Valhalla é o correspondente nórdico ao paraíso prometido pelo deus cristão.) Os arranjos, riffs, solos e vocal vão perfeitamente ao encontro do que a temática exige.
Os gigantes do Amon Amarth nos brindam com a narração da épica história do deus Odin, que tem que travar uma luta fatal para encontrar seu destino.
TÝr, uma agradável surpresa que (perdoe-me quem já conhece) caiu de paraquedas na minha playlist essa semana. Hold The Heathen Hammer High carrega com propriedade a bandeira da proposta lírica e instrumental típica das bandas do gênero.