Eddie Vedder: conheça a verdadeira inspiração da música “Black”

Eddie Vedder nasceu Edward Louis Severson III, porém era chamado de Eddie Mueller. Seu pai biológico era Eddie Louis Severson Jr, porém seus pais se separaram muito cedo e sua mãe se casou com Peter Mueller. Eddie Vedder cresceu achando que Peter era seu pai e que seu sobrenome era Mueller.

Eddie já era conhecido no colégio como Vedder, sobrenome de sua mãe. Quando ainda estava no colégio, o garoto foi escalado para uma peça teatral da escola junto de Liz Gumble, uma aluna de uma série anterior a de Eddie.

Um ano após esta peça e depois de os dois terem se aproximado bastante, começaram um relacionamento e, segundo relatos de amigos, tornaram-se inseparáveis. Eddie enfrentava turbulências familiares e acabou encontrando conforto emocional em seu relacionamento com Liz.

Porém, após uma viagem de férias com a família, Liz Gumble acabou rompendo seu relacionamento com Eddie, o que acabou sendo um golpe emocional muito forte para ele. Segundo amigos, o mundo dele desabara aquele instante.

Junto de sua vida caótica e de seus problemas familiares, Eddie ficou abalado demais com tudo, perdera seu refúgio e o pouco de sua tranquilidade. A vontade de mudar tudo era tamanha que largou a escola faltando apenas seis meses para se formar (acabara se formando apenas anos mais tarde por meio de um supletivo) e acabou se mudando para Chicago.

Nessa época ele já sabia que Peter Mueller não era seu pai biológico e já conhecia seu sobrenome Severson. O rapaz decidira deixar tudo para trás e adotou o sobrenome de solteira da mãe, tornando-se Eddie Vedder. Era ali um recomeço para sua vida.

A faixa Black fora lançada no álbum de estreia da banda Pearl Jam, o Ten (1991). Originalmente ela se chamava E Ballad e era apenas um arranjo instrumental criado pelo guitarrista do Pearl Jam, o Stone Gossard. Em busca de um vocalista para seu projeto, o guitarrista enviou fitas com bases instrumentais para Eddie Vedder que acabara devolvendo-as com letras e melodias. Dentre os trabalhos estava E Ballad que agora se chamava Black.

A letra da música foi inspirada neste seu relacionamento com Liz Gumble, uma garota que certamente fora muito importante na vida do músico e que, ao deixá-lo, acabou fazendo com que ele sofresse muito e mudasse completamente sua vida.

Eddie Vedder encontrava abrigo na arte, na música e, ao receber a fita de Stone Gossard, acabou desabafando tudo o que estava sufocando-o por dentro, tudo isto em forma de canção, em forma de uma das mais belas canções de amor do Rock Alternativo de todos os tempos.

“Comecei a lidar com coisas que ainda não havia lidado, e extraíram coisas de dentro de mim que ainda não haviam vindo à tona”, disse Eddie Vedder após escutar as demos de Gossard.

No documentário Twenty (2011) do Pearl Jam, Eddie disse sobre a música: “É uma história verdadeira, algo que eu realmente senti e ainda sinto toda vez que canto”.

Na época em que Eddie escreveu a letra de Black (entre 1990 e 1991) ele já namorava Beth Liebling, com quem se casou em 1994 e de quem se separou em 2000.

Nas apresentações no final de 1991 e nos anos seguintes, Eddie Vedder acrescentou a frase “We belong together…together!” (Nós pertencemos um ao outro… um ao outro” no final da música.  Eddie agora canta “We didn’t belong together…together!” (Nós não pertencemos um ao outro… um ao outro!).

O texto tem como base a matéria da revista Rolling Stone de 1996 “Eddie Vedder: Who Are You?” e relatos de entrevistas e matérias sobre o Pearl Jam.

Encontre sua banda favorita