São 26 anos de história. Sete álbuns, shows e turnês por todo Brasil, inclusive na Europa, quando chegaram a se apresentar em um dos maiores festivais de heavy metal do planeta, o Wacken Open Air. Conseguiram durante essa notável trajetória, fãs em profusão e grande repercussão midiática. Muito desse resultado se deu pela relação do Tuatha de Dannan com a cultura irlandesa, tão intrínseca quanto a possuída com a sonoridade pesada. De certa forma a banda mineira singulariza a pluralidade desse mosaico étnico que é a cultura brasileira.
De acordo com Bruno Maia, a ideia do lançamento um disco como “In Nomine Éireann”, que reúne canções tradicionais irlandesas rearranjadas e readaptadas para o universo criativo do Tuatha de Dannan, é tão antiga quanto os desafios comuns a qualquer banda de rock. “Em meio a tantas demandas que uma banda tem, nunca tivemos uma formação antes da atual que se sentisse confortável em debruçar sobre um trabalho desse”, conta o vocalista e multi-instrumentista. “Até que, no ano passado, depois do lançamento do último trabalho e com sua subsequente turnê, vimos que era a hora, já que a atual formação é muito harmoniosa e competente. A ideia era que esse seria um disco rápido de se produzir, mas ninguém contava com o coronavírus”.

Os reveses da pandemia só foram minimizados pela familiaridade e proximidade do Tuatha De Dannan com a cultura Irlandesa. A seleção do repertório do álbum foi feita pelo próprio Bruno Maia, que é um grande pesquisador do país, além de ser um dos integrantes da banda Terror Celta (música tradicional irlandesa) ao lado de outros três músicos do Tuatha de Dannan: Giovani Gomes (b), Rafael Ávila Delfino (d) e Nathan Viana (violino). “Alguns desses temas já tocávamos em shows acústicos do Tuatha de Dannan. A Irlanda é um dos países cujo acervo musical é um dos maiores, se não o maior, do ocidente. Há temas no disco de 200 anos atrás, mais ou menos. The Wind That Shakes The Barley é um exemplo, o tema de Guns and Pikes também remonta ao século XIX. Muitas dessas músicas vêm sendo reutilizadas, rearranjadas, versionadas há muito tempo. Mesmo sendo tradicional, é muito dinâmica, pois dia-a-dia elas vêm sendo reutilizadas, em versões diferentes, com letras e/ou nomes diferentes.”
“In Nomine Éireann” foi lançado em CD-Digipack pela gravadora Heavy Metal Rock e há duas semanas consecutivas está entre os mais vendidos na Die Hard Records. O disco também estará disponível em todas as plataformas digitais a partir do próximo dia 18 de Dezembro. E no dia 20 de Dezembro, às 20hs, o Tuatha De Dannan faz um show online de lançamento de “In Nomine Éireann”. O show, que será no formato elétrico, promete um repertório que, além de músicas do novo álbum, também percorrerá toda a carreira da banda. A apresentação será transmitia pelo Sympla Streaming e os ingressos estão à venda pelo valor de R$ 25,00.

Fonte: Leandro Coppi