1989. A década mais prolirifica da história do Rock/Metal dava seus últimos suspiros. Contudo, o final daqueles gloriosos anos ainda nos reservava algumas gratas surpresas. Na edição de hoje do Top 5, álbuns que deixaram sua marca na história da música lançados em 1989

King Diamond – Conspiracy

King Diamond – Conspiracy
Data de lançamento: 21 de agosto de 1989
Gravadora: Far East Metal

Sempre tive a vontade que algum diretor de cinema adaptasse algum disco do King Diamond para o cinema, pois o talento do “diamante rei” em criar contos de terror é absurdamente excelente. Em “Conspiracy” temos a continuação da história começada em “Them”, com um desfecho pra lá de interessante.

Alice Cooper – Thrash

Alice Cooper – Trash
Data de lançamento: 25 de julho de 1989
Gravadora: Epic Records

O que falar do álbum que colocou Tia Alice novamente no topo de singles com “Poison” doze anos depois de “You and Me”? Isso sem mencionar as vendas que atingiram a marca de mais de dois milhões de cópias na época e a qualidade musical como um todo do trabalho. Obrigatório para todo bom fã de Rock

Testament – Practice What You Preach

Testament – Practice What You Preach
Data de lançamento: 4 de agosto de 1989
Gravadora: Atlantic / Megaforce

O terceiro álbum do Testament não difere muito dos seus antecessores, musicalmente falando. Mas liricamente há uma mudança, com letras fugindo de temas obscuros e focando mais em aspectos sociais e políticos. A faixa-título deste álbum é um dos grandes hits do Thrash Metal, e teve uma substancial repercussão na MTV, assim como “The Ballad”. Em junho de 1992, “Practice What You Preach” havia vendido mais de 450.000 cópias somente nos Estados Unidos.

WASP – The Headless Children

WASP – The Headless Children
Data de lançamento: 15 de abril de 1989
Gravadora: Capitol

O quarto álbum do WASP traz uma evidente maturidade musical em relação aos trabalhos anteriores, e de certo modo, elementos que seriam abordados no álbum seguinte “The Crimsom Idol”. “The Headless Children” foi o primeiro álbum do grupo com Frank Banali, ex-baterista do Quiet Riot e o último com o guitarrista Chris Holmes por quase uma década, até que ele voltasse à banda no final de 1997 para gravar o “Kill Fuck Die”.

Sepultura – Beneath The Remains

Sepultura – Beneath The Remains
Data de lançamento: 7 de abril de 1989
Gravadora: Roadrunner

Um disco formador de cárater! Aqui temos o primeiro trabalho do Sepultura pela gigante Roadrunner, a qual realizou uma massiva estratégia de marketing internacional. Em janeiro de 2013, “Beneath the Remains” foi introduzido no Hall of Fame da Decibel Magazine, tornando-se o segundo álbum do Sepultura a conseguir o feito, sendo o primeiro o “Roots”. Essa indução tornaria o Sepultura a primeira banda a ter mais de um de seus álbuns em destaque no Decibel Hall of Fame.

Encontre sua banda favorita