2014; neste ano foi realizada a XX Copa do Mundo FIFA, sediada no Brasil (lembra dos 7×1), e a XXII edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Sóchi, Rússia.
Pois bem, a administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos considerou que 2014 foi o ano mais quente desde 1880, ano em que começaram a existir registos. No âmbito dos lançamentos de álbuns de Rock, creio que também foi bem quente, tivemos belos discos, como os cinco a seguir;
Uriah Heep – Outsider
23º álbum de estúdio do Uriah Heep, lançado na Europa pela Frontiers Records. Foi produzido por Mike Paxman e é o primeiro álbum com o baixista Davey Rimmer.
Foi na turnê deste disco que pude conferir todo poder de fogo desta banda que tem anos de estrada. O show aconteceu em Ribeirão Preto/SP e a formação deste play simplesmente incendiou a galera.
Se você ainda não ouviu esse álbum, faça isso hoje mesmo, um disco perfeito e que realmente mostra todo o poder do Uriah Heep.
Data de Lançamento: 1º de junho de 2014.
Gravadora: Frontiers
Faixas:”Speed of Sound”, “One Minute”, “The Law”, “The Outsider”, “Rock the Foundation”, “Is Anybody Gonna Help Me?”, “Looking at You”, “Can’t Take That Away”, “Jessie”, “Kiss the Rainbow”, “Say Goodbye”.
Formação:
Bernie Shaw – vocal
Mick Box – guitarras, backing vocal
Phil Lanzon – teclados, backing vocal
Davey Rimmer – baixo, backing vocal
Russell Gilbrook – bateria, percussão, backing vocal
Rival Sons – Great Western Valkyrie
Quarto álbum de estúdio da banda de rock americana Rival Sons. O álbum, que é o primeiro a contar com o novo baixista Dave Beste (no lugar do membro fundador Robin Everhart).
O álbum recebeu críticas positivas elogiando a musicalidade da banda em retomar o hard rock do final dos anos 60. Great Western Valkyrie atingiu o pico no top 40 de países como Finlândia, Noruega, Suécia, Suíça e Reino Unido, e gerou três singles: “Electric Man”, “Open My Eyes” e “Good Things”. Para promover o disco, a banda viajou pela Europa e América do Norte com apresentações em festivais de música e talk shows.
Um disco perfeito!
Data de Lançamento: 6 de junho de 2014.
Gravadora: Earache
Faixas: “Electric Man”, “Good Luck”, “Secret”, “Play the Fool”, “Good Things”, “Open My Eyes”, “Rich and the Poor”, “Belle Starr”, “Where I’ve Been”, “Destination on Course”.
Formação:
Jay Buchanan – vocal
Scott Holiday – guitarra
Dave Beste – baixo
Michael Miley – bateria
Obituary – Inked in Blood
Nono álbum de estúdio de death metal da banda Obituary. Foi lançado via financiamento coletivo pela Kickstarter. É o primeiro álbum de estúdio com o baixista Terry Butler e o guitarrista Kenny Andrews, tornando este o primeiro álbum do Obituary a não apresentar Frank Watkins no baixo desde 1989.
Uma edição deluxe do álbum também foi lançada contendo duas faixas bônus. É o primeiro álbum a aparecer na parada da Billboard 200, vendendo 5.200 cópias na primeira semana e chegando na posição 75.
Data de Lançamento: 28 de outubro de 2014.
Gravadora: Gibtown/Relapse Records
Faixas: “Centuries of Lies”, “Violent by Nature”, “Pain Inside”, “Visions in My Head”, “Back on Top”, “Violence”, “Inked in Blood”, “Deny You”, “Within a Dying Breed”, “Minds of the World”, “Out of Blood”, “Paralyzed with Fear”.
Formação:
John Tardy – vocal
Kenny Andrews – guitarra solo
Trevor Peres – guitarra base
Terry Butler – baixo
Donald Tardy – bateria
Pink Floyd – The Endless River
Décimo quinto álbum de estúdio da banda de rock inglesa Pink Floyd, lançado em novembro de 2014 pela Parlophone Records na Europa e pela Columbia Records no resto do mundo.
Foi o terceiro álbum do Pink Floyd gravado sob a liderança do guitarrista David Gilmour após a saída do baixista Roger Waters em 1985, e o primeiro após a morte em 2008 do tecladista Richard Wright, que apareceu postumamente. Gilmour disse que seria o álbum final do Pink Floyd.
The Endless River inclui música instrumental e ambiente baseada em material gravado durante as sessões do álbum anterior da banda, The Division Bell (1994).
A essência permanece firme e forte neste álbum.
Data de Lançamento: 7 de novembro de 2014.
Gravadora: Parlophone
Faixas: “Things Left Unsaid”, “It’s What We Do”, “Ebb and Flow”, “Sum”, “Skins”, “Unsung”, “Anisina”, “The Lost Art of Conversation”, “On Noodle Street”, “Night Light”, “Allons-y (1)”, “Autumn ’68”, “Allons-y (2)”, “Talkin’ Hawkin'”, “Calling”, “Eyes to Pearls”, “Surfacing”, “Louder than Words”.
Formação:
David Gilmour – guitarra, vocais, baixo, teclado, piano, órgão Hammond, percussão, backing vocals, produção
Nick Mason – bateria, percussão, gongo
Richard Wright – teclados, piano, piano Rhodes, piano elétrico, órgão Hammond, sintetizador
AC/DC – Rock Or Bust
Décimo sexto álbum de estúdio da banda de hard rock australiana AC/DC, produzido por Brendan O’Brien. É o álbum mais curto da banda, com pouco menos de 35 minutos, sendo dois minutos mais curto que o antigo detentor do recorde, Flick of the Switch (1983). É também o primeiro álbum do grupo sem o guitarrista e membro fundador Malcolm Young, que deixou a banda por motivos de saúde. Neste lançamento, ele foi substituído por Stevie Young, sobrinho dele e do outro guitarrista Angus Young.
O álbum é um sucesso mundial segundo a Billboard, vendendo mais de meio milhão de cópias desde seu lançamento, quando estreou no top 3 de parada geral de álbuns. Além disso, foi o álbum de hard rock mais vendido de 2015.
Data de Lançamento: 28 de novembro de 2014.
Gravadora: Albert/Columbia
Faixas: “Rock or Bust”, “Play Ball”, “Rock the Blues Away”, “Miss Adventure”, “Dogs of War”, “Got Some Rock & Roll Thunder”, “Hard Times”, “Baptism by Fire”, “Rock the House”, “Sweet Candy”, “Emission Control”.
Formação:
Brian Johnson – vocal
Angus Young – guitarra solo
Stevie Young – guitarra base, vocal de apoio
Cliff Williams – baixo, vocal de apoio
Phil Rudd – bateria, percussão