2008 foi um ano marcado por voltas de grandes bandas. Os irmãos Cavalera se juntaram novamente para um projeto musical, AC/DC, Metallica e até mesmo Guns N’ Roses saiu do anonimato para lançar o tão especulado Chinese Democracy, prometido desde 1996. Judas Priest, Alice Cooper, Def Leppard, Dokken, Journey, Brian May e Roger Taylor, Mötley Crüe foram outros nomes que lançaram material nesse ano. Importante dizer que a lista aqui não reflete meu gosto pessoal, mas álbuns que refletem 2008.
Cavalera Conspiracy – Inflikted

O primeiro lugar vai para uma das duplas mais históricas do país. Essa foi a primeira gravação que Max e Iggor Cavalera fizeram após 12 anos seguindo caminhos separados. “Inflikted” colocou os irmãos de volta no jogo (se é que de fato saíram) com a mesma inspiração do início do Sepultura, o que, claro, agradou muito aos fãs. É o primeiro trabalho do Cavalera Conspiracy, lançado em 24 de março de 2008.
Slipknot – All Hope is Gone

Os queridinhos dos anos 2000 ocupam o segundo lugar nessa lista. Lançado em 20 de agosto de 2008, “All Hope is Gone” veio para superar o hiato em que estava o projeto do Slipknot, visto que seus membros estavam mais ativos em seus projetos paralelos. Dizem que o caos é capaz de produzir as grandes pérolas de qualquer artista e era exatamente assim que cada membro da banda se encontrava na produção de “All Hope is Gone”. Cada um lidava com suas próprias questões pessoais, como vícios, relacionamentos abusivos, entre outros. O próprio clima entre a banda não estava dos melhores, incluindo diferenças no processo criativo. Mas como toda grande banda, o Slipknot soube bem como administrar os problemas e “All Hope is Gone” surpreendeu muita gente.
AC/DC – Black Ice

Depois de oito anos sem lançar um álbum de estúdio novo, o AC/DC resolveu arriscar e chutou certo. Considerado o segundo álbum da banda, “Black Ice” foi um dos campeões de venda de 2008, com 4,8 milhões de cópias. Se o gelo negro é capaz de tirar um carro da estrada, o fã certamente pulou da cadeira quando ouviu esse retorno. Porque, verdade seja dita, fã gosta mesmo quando a banda lança material que o faz reviver o sentimento de escutar um clássico e o AC/DC entregou isso mesmo com “Black Ice”. O décimo quinto álbum dos australianos foi lançado em 17 de outubro de 2008.
Metallica – Death Magnetic

Falando em volta às origens, Metallica bebeu da mesma fonte e agradou aos fãs com “Death Magnetic”. Apesar de vender menos que o do AC/DC lançado no mesmo ano, esse disco foi eleito por algumas das principais revistas de música como Revolver, Metal Hammer e Kerrang, como o melhor do ano, com seis indicações ao Grammy. “Death Magnetic”foi lançado em 12 de setembro de 2008.
Testament – The Formation of Damnation

Outro gigante que saiu do hiato em 2008 foi o Testament. O último material com inéditas tinha sido o “The Gathering” em 1999 e o Testament havia anunciado que estava trabalhando num novo álbum desde 2002, porém muitas coisas aconteceram com a banda, incluindo a recuperação do guitarrista Eric Peterson de uma fratura tripla, o tratamento de câncer do Billy. Em 2007 eles conseguiram entrar em estúdio e “The Formation of Damnation” formalizou a nova parceria com a Nuclear Blast. A recepção foi boa e vendeu mais de 11 mil cópias já na primeira semana. “The Formation of Damnation” também ganhou como Melhor Álbum do Metal Hammer Golden Gods Awards.