Hoje falaremos dos discos que marcaram o ano de 1996, que apesar de, quantitativamente aparentemente não ter muitos álbuns tidos como “clássicos”, tiveram lançamentos que marcaram, como o amado e odiado “Load” do Metallica, ” Antichrist Superstar” do Marylin Manson além de lançamentos do Korn, In flames. Se você acha que os anos 90 foram um desastre para o metal então vou deixar 5 álbuns aqui que podem fazer você mudar ou repensar essa opinião, então vamos lá!
Nevermore – The Politics of Ecstasy
O segundo álbum do Nevermore, do nosso querido (mas infelizmente não mais entre nós) Warrel Dane e do virtuoso guitarrista Jeff Loomis (hoje no Arch Enemy) é uma evolução do som já pesado e técnico da banda. Destaques para a faixa-título, “Next Line” e “The Seven Tongues of God”.
Iced Earth – The Dark Saga
O quarto álbum da banda norte-americana de heavy metal Iced Earth é um presente para os fãs de metal e de quadrinhos, pois as letras são inspiradas no personagem Spawn (inclusive é ele na capa), criado por Todd McFarlane e é considerado até hoje como um clássico da banda. Contém as excelentes “Violete” , “The Last Laugh”, “Slave to the Dark”, o álbum inteiro é incrível.
Pantera- The Great Southern Trendkill
Considerado o álbum mais pesado do ano, numa época que a banda estava passando por problemas (inclusive os problemas de Phill Anselmo com drogas), “The Great Southern Trendkill” . Com um setlist porrada do início ao fim, ela contém um dos solos mais icônicos da lenda da guitarra Dimebag Darrell, na música “Floods”, que ficou na posição 19 na revista Guitar World na lista de melhores solos de todos os tempos.
Angra – Holy Land
Com um disco de estréia de sucesso, o Angra se tornou mesmo o ícone do metal brasileiro, ao lado do Sepultura, no disco “Holy Land”. Trazendo misturas de sonoridades brasileiras, o álbum é um espetáculo do início ao fim, com clássicos absolutos como “Nothing to Say”, “Carolina IV”, “Z.I.T.O”, “Make Believe”, enfim, um discaço atemporal!
Sepultura – Roots
Mais uma banda brazuca que marcou história no metal mundial, o Sepultura lança o seu disco mais vendido e de sucesso absoluto da crítica e do público, “Roots” também é responsável, direta ou indiretamente, para a criação do New Metal, por conta de seus riffs, afinações baixas. Um álbum de sucesso mundial e a despedida do guitarrista/vocalista Max Cavaleira, que deixa seu legado com a “Roots Bloody Roots”, “Ratamahatta”, “Attitude” e nas demais músicas que fizeram desse disco um clássico absoluto do Sepultura!