Top 5: álbuns que marcaram 1980

1980 foi o inicio de uma década que testemunhou grandes trabalhos na esfera do Heavy Metal. Já naquele primeiro ano tivemos trabalhos importantes e marcantes, que são lembrados de sua importância até os dias de hoje. Hoje trazemos cinco obras primas que deram as caras naquele ano e serviram inclusive de influência para outros nomes consagrados que viriam depois.

Motorhead – Ace of Spades

Em 1979 o Motorhead tinha lançado dois excelentes trabalhos (“Overkill” e “Bomber”) e isso consolidou sua base de fãs. A banda então precisava de um sucessor à altura. Contudo, diria que “Ace of Spades” consegue ser superior, e coloca o Motorhead em definitivo no rol dos maiores nomes do Heavy Metal da história.

Ozzy Osbourne – Blizzard Of Ozz

Após a conturbada saída do Black Sabbath, o Príncipe da Trevas dá as caras em 1980 com a estreia de sua carreira solo. Blizzard Of Ozz traz verdadeiros hinos do Heavy Metal como “I Don’t Know”, “Crazy Train” e “Mr. Crowley”. O Madman em si naquela altura já era uma estrela de quinta grandeza devido a sua história, mas quase foi ofuscado por uma estrela que começava a brilhar dentro de sua banda. Sim, falo do guitarrista Randy Rhoads, pois é praticamente impossível falar em “Blizzard of Ozz” e não falar de Randy.

Black Sabbath – Heaven and Hell

A ex banda de Ozzy também teve seu renascimento em 1980. Tony Iommi & Cia recrutam ninguém mais ninguém menos que Ronnie James Dio para os vocais. Com uma nova proposta musical, mas sem perder o DNA, “Heaven and Hell” é obra obrigatória para todo e qualquer bom fã de Heavy Metal. Ouçam “Neon Knights” ou “Children of the Sea” e entendam o que quero dizer.

Judas Priest – British Steel

Se o Black Sabbath criou o Heavy Metal, podemos afirmar que o Priest fez um upgrade. Ainda nos anos 70, o grupo lançou álbuns que consolidaram o estilo. Mas faltava algo. O bendito mercado americano. “British Steel” traz uma proposta mais radiofônica, mas sem perder o peso e a fúria do grupo. Que o digam “Living After Midnight” e “Breaking the Law”.

Iron Maiden – Iron Maiden

O começo de um dos maiores nomes não somente do Heavy Metal, mas da história da música. Qualquer coisa que eu escrever sobre o Iron Maiden e seu debut certamente é chover no molhado. Se hoje escutamos “Phantom of the Opera” e já nos impressionamos, imagine há quarenta anos. Sem dúvidas, um lindo primeiro capitulo de uma das mais emblemáticas obras do Heavy Metal

Bônus: Samson – Head On

Oriundos da famosa NWOBHM, os ingleses chegavam ao ano de 1980 com seu segundo trabalho. Além de um Heavy Metal acima da média, dois detalhes chamavam a atenção. O baterista Thunderstick, com performances altamente teatrais e um jovem cantor de 22 anos, considerado “muita areia para o caminhãozinho” do grupo. Esse cantor entraria em uma outra banda no ano seguinte, e escreveria uma história sem precedentes no universo da música. O nome do rapaz? Tinha a alcunha de Bruce Bruce…

Encontre sua banda favorita