A lenda do teclado Tony Kaye lançará seu primeiro álbum solo, “End Of Innocence” , em 10 de setembro via Spirit Of Unicorn Music (distribuída pela Cherry Red Records ) para marcar o 20º aniversário de 11 de setembro.
Tendo se aposentado da música em 1996, Kaye foi movido pelos eventos de 11 de setembro de 2001 para comprometer seus pensamentos e sentimentos a uma interpretação musical pessoal sincera.
“End Of Innocence” é um réquiem para aqueles que perderam suas vidas e todos aqueles tocados pelos horríveis acontecimentos de 11 de setembro. Principalmente orquestrada, “End Of Innocence” é uma suíte poderosa e emocional que é bela e sinistra, refletindo as forças das trevas em ação naquele dia. Ele orienta o ouvinte ao longo do dia e toca na resposta, para alcançar a esperança de que a paz e a calma prevaleçam.
Assim como muitos milhões, Kaye assistiu aos horrores do 11 de setembro em sua tela de TV. “No dia seguinte, desempacotei meus teclados pela primeira vez em muito tempo”, lembra ele. “Eu não sabia o que fazer. Foi uma daquelas coisas que aconteceram, inspiração em um nível musical.”
A suíte começa na noite anterior ao 11 de setembro, mas, enquanto a esposa de Kaye , Dani Torchia, canta uma canção de ninar inocente, tempestades ameaçadoras estão se formando. A bela “911 Overture“ foi a primeira peça composta por Kaye , no dia seguinte. “Eu não tinha nenhum equipamento de gravação, apenas um gravador de fita cassete de 8 canais e algumas dessas gravações se tornaram o que você ouve agora.”
Kaye continua a criar imagens vívidas da vida na cidade de Nova York e uma vibração em torno do World Trade Center ( “285 Fulton Street” ) antes que o terror comece e captura os medos dos que estão nos aviões, “Flight 11” retratando as conversas que as aeromoças tiveram com a torre. A faixa inclui um poderoso solo de bateria do amigo de Kaye , Jay Schellen ( CIRCA , YES ), refletindo as lutas a bordo.
Após o colapso das torres, Dani Torchia canta seu lamento “Sweetest Dreams” e o álbum olha para “Aftermath” e “Heroes” antes de focar na resposta. “Eu queria, musicalmente, que tratasse daquele dia”, diz Kaye , “mas me senti compelido a estendê-lo para lidar com as repercussões do que aconteceu. Musicalmente, foi bastante desafiador fazer a cena de batalha e então o ‘Hope and Triumph ‘ , um hino patriótico e as consequências da guerra. ‘ Ground Zero ‘ é a esperança para o futuro, a reconstrução. “
A arte do álbum foi criada por Roger Dean , conhecido por seu trabalho com o YES e ASIA , imagens poderosas que refletem a jornada da música.
Lista de faixas “End Of Innocence” :
01. Twinkle Twinkle Little Star/Twilight Time
02. 911 Overture
03. NYC Blues
04. Battle Cry
05. 285 Fulton Street
06. Let’s Roll
07. Tug Of War
08. Flight 11
09. Towers Fall
10. Sweetest Dreams
11. Aftermath
12. Heroes
13. The Battle
14. Hope And Triumph
15. Homecoming
16. Ground Zero