O guitarrista do BLACK SABBATH , Tony Iommi, foi o convidado especial no “The Rock Show With Johnnie Walker” da BBC , durante o segmento “Rock God” . Tony escolheu o guitarrista do QUEEN , Brian May, e declarou sobre sua escolha: “Seu tipo de som e estilo realmente se destacaram para mim quando ouvi o primeiro álbum do QUEEN , realmente. Quando ouvi esse álbum, [pensei], ‘Esta é uma banda realmente boa.’ E um guitarrista está sempre interessado em outros guitarristas, e ele [tinha] uma espécie de som único e a maneira como tocava, eu simplesmente gostava. Era atraente. Ele apenas tem um certo personagem que você realmente não ouviu de mais ninguém; ele tem algo muito ‘ele’. E assim que você ouvir Brian agora, qualquer um pode identificá-lo.“
“Foi no início dos anos 70 que nos conhecemos”, continuou ele. “Não sei se foi no estúdio. Na verdade, não me lembro. Ele sabe onde nos conhecemos? Tínhamos uma conexão muito rápida e costumávamos falar um com o outro todas as horas da noite, mas naquela época, se ele soubesse que eu estava no estúdio em Londres, ele viria.“
“Já improvisamos algumas vezes”, acrescentou Tony . “Ele subiu no palco e tocou comigo e nós fizemos algumas coisas do álbum juntos em álbuns de pessoas diferentes. Ele tocou no meu álbum solo algumas vezes. Tivemos uma jam session uma vez. Ele desceu para um de nossos ensaios , quando estávamos ensaiando em Londres e começamos a tocar com a banda e a banda gradualmente saiu, e Brian e eu fomos deixados tocando lá. Todo o equipamento tinha ido embora, exceto o nosso, e ainda estávamos tocando. [ risos ]“.
“Sim, tivemos uma grande amizade ao longo dos anos. Mas o problema é com ele, ele ama seu violão – ele sempre está com seu violão e está tocando. E quando ele vem à minha casa, eu sempre tenho uma guitarra lá para ele para que possamos tocar um pouco. “
Um ano e meio atrás, Brian disse à revista Guitar World que ainda havia “uma chance” de que sua tão falada colaboração com Iommi veria a luz do dia. “Conversamos mais do que qualquer outra coisa, mas conversamos muito”, disse Brian . “Ele é realmente meu amigo mais querido no ramo e tem sido por tantos anos. Eu poderia escrever livros sobre Tony porque ele é apenas o mais [ pausa ] … Eu nem sei como colocar isso em palavras. Você sabe , ele é um ser humano luminoso é Tony , com uma natureza maravilhosa e gentil e um senso de humor incrivelmente desconcertante. E, claro, ele é o pai do heavy metal. Ele fez naquela época. Ele fez isso acontecer. E é de seus dedos e de sua mente. Aquele jovem ex-soldador, ele fez isso acontecer. Então, você sabe, ele sempre usa essa medalha, eu acho. Ele fundou esse negócio, o heavy metal, na minha opinião. Quer dizer, acho que provavelmente a maioria das pessoas concordaria. “
Em 2013, Iommi disse ao Birmingham Mail que estava discutindo uma possível colaboração com May . A ideia de trabalhar juntos surgiu quando Iommi e May se conheceram logo após o guitarrista do BLACK SABBATH ser diagnosticado com câncer.
“Quando fiquei doente pela primeira vez, Brian May veio me visitar em minha casa em Lapworth”, disse Iommi . “Toquei algumas das minhas coisas para ele, riffs de rock que nunca cheguei a desenvolver ou decidi não usar. Ele disse que eu deveria fazer algo com eles.“
“É o começo ainda, e toda a minha atenção está voltada para o SABBATH no futuro previsível, mas podemos muito bem encontrar uma maneira de trabalhar juntos neles e torná-los disponíveis de alguma forma ou forma.“
“Uma das ideias que tivemos é que poderíamos disponibilizar os riffs, fazer com que os fãs os usassem em suas próprias canções e ver o que eles criariam. Dessa forma, eles efetivamente gravariam com Brian e eu.”
May elaborou a ideia: “Eu ouvi algumas das horas de jams de guitarra inéditas que Tony tem em fitas e discos rígidos. Achei que seria ótimo fazer uma compilação deles. A ideia era colocar todos esses riffs em alguns forma para que as pessoas pudessem construir suas próprias músicas a partir deles. Você poderia fazer sua própria música com Tony Iommi na guitarra. O quão bom é isso? “
Em 2019, Tony disse que “encontrou” cerca de 500 riffs enquanto estava com Brian .
O SABBATH completou sua última grande turnê em fevereiro de 2017, com dois shows em Birmingham, encerrando a carreira inovadora do quarteto de 49 anos.
A jornada foi a última da banda porque Iommi , que foi diagnosticado com câncer no final de 2011 e atualmente está em remissão, não pode mais viajar por muito tempo. Mas ele disse que não descartaria eventos especiais ou shows únicos.