Em uma nota publicada nas redes sociais em agosto último, a banda At The Gates, pioneira do Gothenburg Sound, também conhecido como melodic death metal, anunciou que Tomas Lindberg, seu vocalista e fundador, lutava contra um câncer. A nota dizia o seguinte:
“Olá a todos. Acho que alguns de vocês devem estar se perguntando por que o At The Gates tem estado tão silencioso ultimamente. Bem, em dezembro de 2023, fui diagnosticado com Carcinoma Adenóide Cístico (um câncer na boca e no céu da boca) e, desde então, passei por muita coisa, tem sido um ano muito difícil.
Primeiro, houve uma grande cirurgia, na qual removeram uma grande parte do céu da boca. Isso foi seguido por radioterapia por dois meses, e desde então tem sido um longo e árduo caminho para a recuperação.
Agora, no início de 2025, encontraram alguns restos do câncer, e ele é inacessível por cirurgia ou radioterapia. Então, veremos qual será o próximo passo, provavelmente alguma forma de quimioterapia, para manter o câncer sob controle.”
Pois é, infelizmente, Tomas perdeu a batalha contra o câncer e faleceu neste dia 16 de setembro de 2025, aos 52 anos de idade. A notícia veio de David Isberg, do Bloodofjupiter.
Com os suecos do At The Gates, Tomas gravou discos consagrados como “The Red in the Sky Is Ours” (1992) e “Slaughter of the Soul” (1995). Entre dezenas de outros projetos, Lindberg também integrou os importantes Lock Up, Grotesque e The Lurking Fear.
A Roadie Metal deixa aqui suas condolências aos familiares, fãs e amigos!