Quatro décadas de sua carreira como músico, HELLHAMMER , CELTIC FROST e TRIPTYKON fundador Tom Gabriel Fischer (aka Tom Warrior ) estava entre os destinatários do Music Prize suíço 2021 , concedido pelo Escritório Federal Suíço de Cultura , em uma cerimônia em 17 de setembro, 2021 no centro de Arte e Cultura (LAC) de Lugano. Este evento marcou a primeira vez que o Prêmio Suíço de Música reconheceu formalmente o gênero heavy metal.
Declaração do Escritório Federal de Cultura da Suíça : ” As bandas de Tom Gabriel Warrior desempenharam um papel significativo na história da música e influenciaram músicos de todo o mundo. Um pioneiro da música metal, Warrior é um ídolo não apenas dentro dos limites da cena metal, e como um defensor dos direitos dos animais, ele pretende dar voz àqueles que não têm uma. “
Também entre os vencedores do Prêmio de Música suíça 2021 foi o lendário produtor Roli Mosimann , colaborador passado de Fischer durante as sessões de gravação para os álbuns “Vanity / Nemesis” (1990) do CELTIC FROST. Incapaz de comparecer à cerimônia por motivos de saúde, Mosimann pediu a Fischer que aceitasse o prêmio em seu nome.
Transcrição editada do discurso de aceitação de Tom Gabriel Fischer para o Prêmio Suíço de Música de 2021 : “Embora eu tenha muita sorte de ter recebido um público fiel já no início de minha carreira, principalmente em meu país natal, a Suíça, a indústria musical suíça local e as instituições culturais ou me ignoraram ou expressaram escárnio por minha música, e às vezes até a obstruíram. Em sua percepção, simplesmente não estava em conformidade e não era comercial o suficiente. E, de fato, minha música era sombria, experimental e obstinada. Mas, exatamente por essas qualidades, ela foi notada no exterior.“
“Eu, claro, entendo que receber este prêmio é uma honra e me sinto grato por isso. Mas, dado que inconcebíveis 40 anos se passaram desde que me tornei um músico pela primeira vez, este prêmio também é bastante irrelevante para mim agora. Eu segui meu caminho independentemente, sem me subordinar a nenhum dos rituais consanguíneos habituais da cena musical suíça, e sem nunca solicitar qualquer tipo de financiamento cultural do estado suíço ou das instituições relevantes.“
“O apoio que me foi concedido ao longo dos anos pelas seguintes pessoas foi absolutamente essencial, no entanto, e a minha gratidão a eles é ilimitada:
Antje Lange
Vanja Slajh
Alois Wendelin
Urs Sprenger
Maya Ghirardello
Martin Eric Ain
Michelle Fischer
HR Giger e Carmen Giger
Jörg Michael
Ian Christe
Denise Mathieu
Corinne Kühne
Kathy Lenze
“E há muito mais.“
“Além disso, eu também gostaria de expressar minha gratidão àqueles que não matam animais, não os escravizam e não os maltratam, mas sim os respeitam e protegem. Eu me curvo a vocês.“