A empresa de ingressos Ticketmaster emitiu uma declaração em resposta a um protesto dos fãs de música depois que recentemente ajustou as políticas de reembolso. Algumas semanas atrás – antes do surto de coronavírus o cancelamento ou adiamento da maioria dos grandes eventos e reuniões públicas -, as pessoas poderiam receber reembolso “se o seu evento for adiado, reagendado ou cancelado”; agora ele lista apenas o cancelamento como motivo para recuperar seu dinheiro, embora sugira que possa haver outras circunstâncias nas quais os reembolsos podem ser considerados.
Com muitos artistas optando por adiar ou reprogramar turnês, às vezes em datas ainda não definidas, isso significa essencialmente que é impossível obter um reembolso em dinheiro por algum tempo, mesmo quando o público enfrenta lutas financeiras em grande escala. Como resultado, houve uma reação contrária à Ticketmaster .
A declaração de 14 de abril da Ticketmaster , que parece se aplicar apenas a clientes nos Estados Unidos e no Canadá, tem a seguinte redação:
“A Ticketmaster serve como plataforma de vendas para organizadores de eventos em todo o mundo”. Nossa prática padrão é que os clientes retenham o dinheiro com a venda de ingressos. Os clientes que usam nossa plataforma também mantêm a capacidade de definir políticas individuais para seus eventos adiados ou reprogramados.
“Normalmente, os organizadores de eventos tiveram a flexibilidade de oferecer reembolsos para praticamente todos os eventos postergados e remarcados”. No entanto, o volume sem precedentes de mais de 30.000 eventos impactados até o momento, juntamente com a incerteza contínua sobre a definição de novas datas enquanto aguardam a liberação dos governos regionais, levou organizadores de eventos a necessitarem de tempo adicional para reagendar seus eventos antes de decidirem oferecer opções de reembolso.
“Atualmente, mais de 11.000 eventos, incluindo mais de 4.000 eventos adiados de esportes, shows e artes, já autorizaram reembolsos. Embora não possamos garantir que todos os organizadores ofereçam reembolsos em seus eventos remarcados, prevemos que a grande maioria fará uma janela de reembolso disponível assim que novas datas forem determinadas. Além disso, o Ticketmaster continua emitindo reembolsos para todos os eventos cancelados.
“Toda a equipe da Ticketmaster está trabalhando em casa e fazendo o possível para responder a todos os fãs e clientes. Continuaremos mantendo os fãs atualizados sobre o status dos eventos por e-mail e pelo portal de eventos Covid-19”.
Recentemente, um homem de Wisconsin processou o StubHub – o maior mercado de revenda de ingressos – porque a empresa abandonou sua política de reembolso. O StubHub disse que a empresa mudou sua política de reembolso de longa data porque o impacto da crise de coronavírus no setor de turismo colocou a empresa em uma posição insustentável.