As chamadas “fake news” tem assolado cada vez mais a internet, tendo essas sido a principal inimiga das eleições deste ano, se espalhando que nem praga pelas redes sociais. Mas, a banda Threatin, de Los Angeles, conseguiu levar as fraudes da rede internacional de computadores em um patamar nunca visto na história da humanidade.
Provavelmente você nunca ouviu esse nome na sua vida, mas saiba que mesmo assim, a banda em questão conseguiu marcar uma considerável turnê pela Europa, fato que por si só, falado dessa forma, não parece ser nada demais.
Mas, a questão é que, para conseguir isso, Jared (o faz tudo da banda) jogou bastante sujo. O mesmo comprou seguidores para suas redes sociais, da mesma forma fez com que seus vídeos no Youtube chegassem a números astronômicos, chegou a editar seus vídeos ao vivo para parecer que suas apresentações viviam lotadas, e ainda chegou a forjar uma entrevista teoricamente dada por ele.
E com isso tudo, Jared Threatin conseguiu enganar diversos produtores europeus, inventando inclusive que seus shows estariam vendendo ingressos em grande quantidade, chegando a dar sold out em algumas casas.
Mas claro, quando chegava na hora do evento, era visto que a venda de entradas chegava próximo a zero, tendo a casa ficado completamente vazia durante a apresentação.
Em declaração para o site Metal Sucks, o vocalista da banda The Unresolved, responsável pela abertura do Threatin em Birmigham, disse que no local só haviam 13 pessoas, o engenheiro de som, o barman, 10 pessoas que eles levaram e uma única pessoa que realmente tinha comprado o ingresso.
E o mais curioso é o como esses produtores tiveram as “bolas” para apostar dessa forma em uma banda a que muito provavelmente nenhum deles nunca ouviu falar, ainda mais tendo o grupo apenas 43 ouvintes mensais no Spotify, e com vídeos em seu canal no Youtube com o número de views desproporcionais. Por exemplo, o clipe da música “Living Is Dying” já apresenta mais de 900 mil visualizações, provavelmente todas compradas.
Segue abaixo o clipe em questão, e também o vídeo do anúncio da turnê europeia da banda, onde tudo foi editado para parecer que o Threatin arrastava multidões para os seus shows.