Os conflitos na Palestina que cada vez mais abrem uma janela para uma possível Terceira Guerra Mundial, se tornaram fonte de inspiração para o single atual da banda The Zaramutas. Este single que se chama “Watermelon”, não é apenas um nome qualquer, é também um símbolo de resistência para os palestinos que, em marchas de protesto, não podem hastear a sua bandeira pátria. Nesse caso, a figura da “melancia” passou a substituí-la como símbolo de resistência. Com isso, esses ingleses seguem contribuído para um cenário do rock mais político e consciente, com seus riffs pesados, pegada forte e vocais melódicos.
Outra coisa curiosa sobre esse single, é que “Watermelon” marca o início da campanha de pre´-divulgação do segundo álbum de The Zaramutas. Por enquanto, o sucessor de “Censored” (2024) ainda não tem data definida, mas por essa música já deduzimos que o trabalho de produção nos mostrará uma sonoridade mais aberta, embora a afinação baixa dom som nos traga um peso fincado nos graves. O clima ‘doom’ gerado pelo artifício da afinação nos remete a um tempo de Black Sabbath, mas escolheram “Watermelon” para ser assim mesmo, uma música orgânica, sem maquiagens e com os vocais gravados em único take.
A letra é penosa, pois tenta entregar toda dor e sofrimento de quem está no fogo cruzado em Gaza. “Watermelon” é um grito por socorro, um alerta mundial às autoridades para manter o bem-estar de um povo massacrado por interesses externos. O objetivo da dissertação é fazer você visualizar toda a cena de agonia, destruição e aniquilação que forma a paisagem atual da região. O single, com seu poder melancólico nos riffs e nos vocais amplia essa percepção e descortina as nuances com charme e nitidez. Como “Watermelon” não é uma música para empolgar e, sim, compartilhar, a sua sonoridade nítida beneficia muito a mensagem.
Sobre a importância da mensagem de “Watermelon”, a banda explica que “Esta música é um grito, Começou com a necessidade de dizer algo que as palavras por si só não conseguiam expressar. É um apelo à solidariedade ativa, à justiça.” Para você se aprofundar mais na letra, a banda prepara para você conferir no YouTube a versão em ‘lyric video’ da música, já que você já pode encontrar a versão oficial em áudio em todas as plataformas de ‘streaming’. Com essa canção, The Zaramutas assume um papel importante no ativismo em favor do amor e solidariedade ao próximo, além de entregar uma obra de arte excepcional à arte da música.
Ouça “Watermelon” pelo Spotify:
Saiba mais em:
https://www.facebook.com/TheZaramutas
https://open.spotify.com/artist/2QkhxO4LuRxPWQ3k6IQNDe