The Who: Roger Daltrey achou que tivesse matado Pete Townshed, durante briga nos anos 1970

O vocalista do THE WHO, Roger Daltrey conta em seu livro de memórias, “Thanks a Lot, Mr. Kibblewhite“, que em uma briga, ele achou que tinha matado o companheiro e líder da banda, Pete Townshend.

O ocorrido se deu quando da gravação do álbum “Quadrophenia” , no longínquo ano de 1973. A gravadora da banda havia feito uma pressão para que fosse produzido um vídeo, afim de que os fãs ficassem mais curiosos.

Segundo o site da “Vulture“, a tensão entre a banda estava no seu ápice, e Daltrey se irritou com a lentidão dos trabalhos no estúdio, em que a banda ficava muitas horas em sessões de gravação. E ao reclamar, Townshend não gostou e o caldo acabou entornando.

“Pete veio para cima de mim com uma garrafa de Brandy (Nota do Redator: um tipo de destilado, erroneamente chamado por alguns de conhaque, já que esta bebida só pode ser chamada de conhaque caso seja produzida numa região francesa chamada Cognac, localizada ao noroeste do país), veio para cima de mim como um foguete. Ele estava com um dedo na minha cara e me dizendo ‘Você faz o que estamos mandando’. Isso não é o jeito de se falar comigo, mas eu me afastei. os roadies sabiam do que eu sou capaz e me seguraram. Pete Ameaçou: ‘Soltem ele. Eu vou matar este pequeno desgraçado.'”

E Daltrey segue a história no livro dizendo que os roadies soltaram Townshend: “A primeira coisa que vi foi sua (guitarra) Les Paul vindo em minha direção. Ela passou perto da minha orelha, sobre o meu ombro, quase acabando com o THE WHO mais cedo. Eu ainda não tinha reagido, mas me senti mal com isso. Depois de dez anos sendo pacífico, eu respondi com um uppercurt em sua mandíbula.”

E o vocalista ficou assustado com a queda de Townshend, após o golpe aplicado: “Pete caiu duro, batendo a cabeça no chão. Achei que tivesse matado o cara.”

No momento do nocaute, chegava ao estúdio um diretor com o qual a banda tinha acabado de fechar contrato para lançamentos da banda nos Estados Unidos. E a primeira visão que ele tinha era do vocalista fazendo o guitarrista “beijar a lona”. Eis que o executivo perguntou: “É sempre assim?” E o baterista  Keith Moon respondeu: “Não, hoje eles estão num dos melhores dias”, completou Daltrey.

E após a briga, Daltrey ajudou a levar Townshend ao hospital, tendo inclusive acompanhado o colega na ambulância.

Parece que o episódio foi superado. E Pudemos ver a banda no ano passado, durante o Rock in Rio e em mais alguns outros shows pelo Brasil. Shows que, diga-se de passagem, foram memoráveis. E aqui cabe uma pequena observação crítica do redator: uma tremenda injustiça o THE WHO não ter sido o headliner daquela noite, porém, entendemos as razões “comerciais”.

Fonte: Vulture

Encontre sua banda favorita