A história do duo The Urban Complex germinou na Escócia e Dinamarca. Pois foram desses lugares que vieram o guitarrista e vocalista Kevin Ian Miller (Gatsby, K.I.Miller, Gallus Guys e The Additives) e o baixista Kim Olsen (Tommys gun club e The Vent). Como pode conferir, os dois músicos participaram por anos em diferentes projetos, desde o estilo Pop ao Rock. No entanto, resolveram se unir e aplicar os seus conhecimentos nesta nova empreitada. As primeiras composições já vieram com peculiaridades, como o uso de elementos do industrial em conexão com o Metal.

Ainda sobre essa mistura, Miller e Olsen acrescentam beats nas execuções com uma pegada moderna e outros elementos que deixam o trabalho mais eclético. O resultado você pode ouvir neste primeiro EP chamado “Natural Selection”. Lançado digitalmente pela Journeyman Records, o álbum possui quatro músicas com toda a atmosfera e proposta citadas acima. Ao mesmo tempo que suas canções empolgam os ouvintes, vão deixando uma sensação de que algo novo está surgindo com este estilo. Sim! Talvez estamos diante de um trabalho pioneiro para uma nova subvertente do universo Rock and Roll. Ou seja, em um futuro não distante, o The Urban Complex pode figurar ao lado de nomes como Black Sabbath, Slipknot… ok! Tudo ao seu tempo.

Todas as quatro músicas são compostas por Kevin Miller, e a que abre o EP, “In the Shadow’s Light” tem um pequeno detalhe. A sua versão em videoclipe vem com o título “In the Shadows Light”, no plural, enquanto que nas plataformas de streaming a frase está no singular. A seguinte, “Back of the World”, tem uma construção mais eletrônica, porém os riffs de guitarra fazem contraste ao clima moderno, sugerindo uma pegada mais Heavy Metal. Dessa forma, a identidade do som se propaga. De maneira idêntica, “Optical Delusion” serpenteia pelo ar depois de uma introdução meio ‘dark’. O que chama muito a atenção é o andamento das batidas, que são de certa forma bem instigantes. Conforme o número de músicas na track list, “Ego Trip” finaliza e é a que possui menor duração. Bom, isso chega a ser bem lamentável, pois ela é a que mais exprime sentimento e nos envolve com o seu feeling. Por outro lado, é mais um ponto positivo ao The Urban Complex que consegue nos prender com uma música de pouco mais de um minuto. Uma dica para você: ouça este disco de coração aberto.

Para conferir “Natural Selection” pelo Spotify, clique abaixo.

Para saber mais sobre o The Urban Complex, visite o seu site oficial clicando aqui.
Discovered and supported via Musosoup #sustainablecuratorv

Encontre sua banda favorita